HONG KONG: Prisão do cardeal Joseph Zen pelas autoridades chinesas “é chocante”, diz presidente da Fundação AIS

NOTÍCIAS

BURQUINA FASO: Igreja sem notícias da religiosa norte-americana, de 83 anos, sequestrada há cerca de uma semana

Sexta-feira · 13 Maio, 2022

Na quarta-feira, 11 de Maio, o Cardeal Joseph Zen foi detido pelas autoridades em Hong Kong. Segundo o jornal local “The Standard”, o cardeal de 90 anos foi detido pelo seu papel de administrador da ‘612 Humanitarian Relief Fund’, que ajudou os manifestantes pró-democracia a pagar as suas despesas jurídicas. Umas horas depois, o Cardeal foi libertado sob fiança. No entanto, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está muito preocupada com a saúde e a segurança do antigo Arcebispo nonagenário. Pedimos aos nossos benfeitores e colaboradores que rezem por ele.

“Há muitos anos que o Cardeal Zen tem sido amigo dos Cristãos que sofrem em todo o mundo. Ele tem sido franco nas suas críticas a todas as formas de perseguição, mas nunca defendeu a violência de forma alguma. O facto de ter sido preso pelas autoridades chinesas é chocante e revelador de como estas continuam a temer a mensagem libertadora de Cristo. A AIS continuará a rezar pela libertação de todos aqueles que são presos e perseguidos por defenderem os valores cristãos, e fá-lo-á inspirada no grande exemplo do Cardeal”, afirmou o presidente executivo Thomas Heine-Geldern.

“O dia 24 de Maio, festa de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, foi designada pelo Papa Bento XVI como o dia anual mundial de oração pela Igreja na China. A Fundação AIS pede a todas as pessoas de boa vontade que rezem pela Igreja na China, para que os nossos corajosos irmãos e irmãs perseverem e sejam fortalecidos na sua fé e em todas as dificuldades, angústias e sofrimentos.”