FRANÇA: Ministro do Interior considera “inaceitáveis” os casos de profanação em Igrejas desde o início do ano

NOTÍCIAS

Segunda-feira · 24 Janeiro, 2022

As autoridades francesas registaram pelo menos uma dezena de casos de vandalismo e de profanações em Igrejas apenas desde o início do corrente ano. Gérard Darminin, ministro do Interior, já veio a público, através da sua conta no Twitter, manifestar a solidariedade para com a comunidade cristã, classificando como “inaceitáveis” estas ocorrências.

Citado pela agência de notícias Gaudium Press, Darminin afirmou que, como governante, tem a missão de “proteger” os locais de culto não só de actos criminosos como também de terrorismo, afirmando que irá reforçar os meios necessários para que isso possa acontecer. “Aumentamos os meios que permitem melhorar sobretudo as câmaras de segurança nos locais de culto, para combater o terrorismo.”

Desde o início do ano foram já registadas várias ocorrências em igrejas um pouco por toda a França, nomeadamente nas igrejas de Saint-Pierre, em Bondy, de Saint-Germain-l’Auxerrois, em Romainville, na de Sainte-Thérèse, em Poitiers, e ainda na de Saint-Germain de Vitry-sur-Seine.

As autoridades francesas registaram pelo menos uma dezena de casos de vandalismo e de profanações em Igrejas.

Neste último caso, o templo foi assaltado a 7 de Janeiro, havendo danos materiais a registar, nomeadamente roubo de dinheiro, mas o que mais indignou a comunidade local foi o roubo das hóstias consagradas.

O Padre Joseph Lokendandjala comentou o assalto, dizendo que, “na parte de trás da igreja, os três sacrários foram arrombados, incluindo aquele onde o Santíssimo Sacramento era mantido”.

“Eles levaram o cibório que continha o Corpo de Cristo, e as hostes consagradas”, disse ainda o padre, citado pela agência de notícias Aleteia, acrescentando que todo este caso provocou “um grande sofrimento” na comunidade local. “A degradação de bens materiais, o roubo de doações, é claro que é algo sério… mas a profanação do corpo de Cristo… O que eles farão com isso?”, acescentou, preocupado, o padre de Saint-Germain de Vitry-sur-Seine.

No dia seguinte ao assalto, realizou-se na paróquia uma missa de desagravo. “Esta missa de desagravo é essencial para o perdão dos pecados, para reparar as ofensas ao Corpo de Cristo”, explicou o padre Lokendandjala. “É necessário reparar as ofensas à igreja e ao sagrado, especialmente ao corpo de Cristo”.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.