FÁTIMA: “A causa da paz é de todos”, diz cardeal Marto sobre a iniciativa da Fundação AIS de oração do Terço com as crianças

FÁTIMA: “A causa da paz é de todos”, diz cardeal Marto sobre a iniciativa da Fundação AIS de oração do Terço com as crianças

NOTÍCIAS

FÁTIMA: “A causa da paz é de todos”, diz cardeal Marto sobre a iniciativa da Fundação AIS de oração do Terço com as crianças

Segunda-feira · 11 Outubro, 2021

“A causa da paz não está confiada só aos poderosos do mundo com as suas cimeiras políticas, à procura de acordos que muitas vezes são tão efémeros, tão transitórios. Quer-nos dizer que a causa da paz é de todos nós e concretamente da Igreja, a Igreja que é chamada a levar a paz de Cristo a todo o mundo.” O cardeal António Marto antecipa assim a importância da jornada de oração com as crianças, promovida pela Fundação AIS para o próximo dia 18 de Outubro.

O próprio cardeal vai presidir na Capelinha das Aparições a essa recitação do Terço. É a segunda vez que o responsável pela Diocese de Leiria-Fátima participa nesta jornada de oração que é promovida a nível global e que reúne milhares de crianças em mais de 130 países numa prece pela paz no mundo. Em mensagem enviada para a Fundação AIS, o Cardeal diz tratar-se de uma iniciativa “cheia de significado” e que pode ajudar a “despertar as nossas consciências, e a consciência da Igreja a nível universal” para a defesa da causa da paz.

O facto de esta iniciativa da Fundação AIS dar primazia às crianças leva D. António Marto a recordar o papel dos Pastorinhos “a quem a Senhora confiou a causa da paz”. “Pode parecer estranho dizer que se confia a causa da paz a 3 pequeninos”, diz o cardeal, acrescentando que eles “estão a representar todos os pequenos e humildes do mundo, aqueles homens e mulheres que parecem não terem grande protagonismo na História, que não aparecem nas parangonas dos jornais e revistas nem nos ecrãs da televisão, mas que têm um protagonismo histórico em construir a paz em cada dia nos lugares onde vivem, onde trabalham…”

FÁTIMA: “A causa da paz é de todos”, diz cardeal Marto sobre a iniciativa da Fundação AIS de oração do Terço com as crianças
O próprio cardeal vai presidir na Capelinha das Aparições a essa recitação do Terço.

Para D. António Marto “é uma bela iniciativa convocar todas as crianças para elas sentirem também esta responsabilidade pela paz no mundo e, como diz o provérbio popular, ‘de pequenino se torce o pepino’, que dizer, a educação do coração e da fé dos pequenos, dos pequeninos, das crianças, que à maneira de São José, por exemplo, não estão no palco da História mas estão nos bastidores e com a sua oração e a sua intercessão vão construindo também a causa da paz”.

A oração do Terço no Santuário de Fátima vai ser o epicentro desta enorme jornada promovida pela Fundação AIS a nível global e que tem vindo a congregar, de ano para ano, milhares de crianças em mais de 130 países unidas numa única prece pela paz no mundo. Também em Portugal esta iniciativa tem vindo a colher um apoio crescente por parte de instituições e movimentos da Igreja. Regista-se, até ao momento, a adesão do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado Mundial de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã, e ainda de variadíssimos grupos e movimentos.

O mesmo se passa com alguns dos principais meios de comunicação social da Igreja, o que irá permitir a transmissão do evento em directo desde a Capelinha das Aparições não só para Portugal mas também para todo o mundo através da Internet. Agência Ecclesia, Rádio Renascença, Rádio e Televisão Canção Nova e Rádio Maria, por exemplo, já manifestaram o apoio a esta iniciativa, tal como a “Revista Audácia”, dos Missionários Combonianos, e ainda a Infância Missionária das Obras Missionárias Pontifícias.

Organizada pela Fundação AIS a nível mundial, esta jornada de oração reuniu no ano passado crianças de pelo menos 136 países, entre os quais o Brasil, Síria, Iraque, México, Arménia, Papua Nova Guiné, Nigéria e República Democrática do Congo. Oficialmente, por terem confirmado a sua participação no ‘site’ internacional da Fundação AIS, houve em 2020 mais de 509 mil crianças em oração ao longo do dia 18 de Outubro. Este ano, calcula-se que será possível aumentar essa participação.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

PARTILHAR ESTE ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.