header_nicarágua

Nicarágua: Senhor, Dá-nos a Paz

Durante o mês de Agosto, a Fundação AIS juntamente com a Agência Ecclesia irá transmitir cinco documentários sobre o trabalho missionário da Igreja perseguida e necessitada em várias partes do mundo. Os documentários serão transmitidos no programa “A Fé dos Homens”, na RTP 2, sempre às quartas feiras pelas 15h00.

O segundo documentário será transmitido na quarta-feira, dia 11 de Agosto de 2021.

NICARÁGUA: SENHOR, DÁ-NOS A PAZ

A Nicarágua vive tempos de tumulto, de agitação, em especial depois do presidente Daniel Ortega ter introduzido uma reforma do sistema de segurança social, das pensões. Houve revolta das populações, as manifestações foram sendo reprimidas violentamente com muitos mortos e feridos. No meio disto, as relações entre o governo e a Igreja têm vindo a deteriorar-se. Em 2018, Ortega chegou mesmo a acusar os bispos de estarem por trás de um suposto golpe. Actualmente vive-se uma crise profunda, há uma onda de prisões políticas, a Igreja continua na mira das autoridades e têm ocorrido diversos actos de vandalismo em Igrejas. No final de Julho do ano passado, um incêndio criminoso devastou uma capela da Catedral de Manágua…

Neste documentário fala-se deste ambiente de tensão, de violência e perseguição e de como a Igreja tem procurado estar ao lado do povo que tanto tem sofrido. Um sofrimento que atinge também e muito particularmente os jovens. Uma responsável da Pastoral Juvenil de Granada diz, neste documentário, que é muito difícil ser jovem, ser estudante e ser católico na Nicarágua hoje em dia..

 

 

Uma produção CRTN com o apoio da Fundação AIS / ACN Portugal

PROGRAMAÇÃO:

18 de Agosto
► PALESTINA – Quando o Filho do Homem Voltar
01 de Setembro
► UGANDA – Deixem-me Morrer

Mais recentes

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2022 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.