JMJ Lisboa 2023

A Fundação AIS fará parte da JMJ 2023 e convida todos a lembrar os milhares de jovens cristãos que enfrentam os seus próprios medos e entregam a vida por amor a Deus! Eles são um exemplo para todos nós… eles são verdadeiros Heróis da Fé!

Durante a semana da JMJ, a Fundação AIS vai promover várias iniciativas com o propósito de chamar a atenção de todos para a realidade da Igreja perseguida no mundo e para os exemplos de fé que nos chegam dos países onde não há liberdade religiosa e onde os Cristãos dão um testemunho impressionante de fidelidade na fé. “Heróis da Fé”, é precisamente o mote de todas as iniciativas que a Fundação AIS vai promover em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude, e que vão decorrer em vários pontos da cidade.

> Consulte a nossa agenda de actividades:

Local Dias e horas Observações
1 | Cidade da Alegria

Stand da Fundação AIS, no Jardim Vasco da Gama (Rua Roma 2000), junto ao Mosteiro dos Jerónimos

1 de Agosto – 9h – 16h

2 de Agosto – 9h – 22h

3 de Agosto – 9h – 16h

4 de Agosto – 9h – 16h

Apresentação geral da Fundação AIS onde iremos falar da nossa missão, actividades, projectos e muitas surpresas para os jovens!
2 | Festival da Juventude

Exibição de 7 filmes da CRTN/ACN + testemunhos

(duração 1 hora/sessão)

Cinema São Jorge, na Avenida da Liberdade

1 Agosto
1. 14h30 | 2. 16h30 | 3. 17h00
2 Agosto
4. 14h30
4 Agosto
5. 14h30 | 6. 16h30 | 7. 16h30
Apresentação de vídeos com o testemunho de convidados

1. SOU UM DESLOCADO INTERNO | MOÇAMBIQUE
2. MULHERES EXTRAORDINÁRIAS | RELIGIOSAS
3. COM TUDO O QUE TENHO | SEMINARISTAS
4. DE CADA CLÃ | ETIÓPIA
5. NÃO É O FIM | SÍRIA
6. CRISTO MUTILADO | CAMBOJA
7. ANTES QUE PARTAM | HONDURAS

3 | Exposição ‘Objectos profanados do Iraque’ e testemunhos
Basílica dos Mártires, no Chiado[ver mapa +]
1, 2, 4, 5 de Agosto

9h – 17h
Exposição de vários artigos religiosos profanados e danificados vindos do Iraque, das vilas e aldeias ocupadas pelos jihadistas do Daesh, em 2014. Estes artigos são uma oferta da Igreja Caldeia e Síro-Católica do Iraque à Fundação AIS, para mostrar aos benfeitores portugueses a violência causada pelo ódio e extremismo religioso.
3 de Agosto

14h – 16h

» Testemunho de Joseph Fadelle – Joseph Fadelle nasceu no Iraque no seio de uma família muçulmana xiita abastada. Depois de se ter convertido ao Cristianismo, foi preso e torturado nas prisões iraquianas. Fugiu para a Jordânia com a sua mulher e dois filhos, onde o seu tio e os seus irmãos tentaram assassiná-lo devido à sua conversão. A autoridade religiosa máxima pronunciou contra ele uma fatwa. O livro best seller “O Preço a Pagar” conta a sua história de conversão e perseguição.

» Testemunho de Rafi Ghattas – jovem cristão Palestiniano que nos contará através da sua própria experiência diária como é hoje viver, ser jovem e cristão na Terra Santa, terra de Jesus, onde apenas 1% da população é cristã. Contar-nos-á os desafios, as dificuldades e expectativas de vida para os jovens na Terra Santa.

Nota: De 1 a 3 de Agosto estarão expostas, na Basílica dos Mártires, algumas relíquias de Carlo Acutis, organizado pela JMJ

4 | Exposição fotográfica “Das Trevas à Luz”

Nos Claustros da Graça
1 a 4 de Agosto

1 de Agosto: 9h – 17h
2 de Agosto: 9h – 17h
3 de Agosto: 9h – 17h
4 de Agosto: 9h – 17h

Exposição com o objectivo de mostrar como é hoje a perseguição aos Cristãos no mundo. A exposição começa com imagens da perseguição nos dias de hoje, em diferentes países, e, ao longo da mesma, mostraremos como a presença de milhares de padres, religiosas e leigos que, apoiados pela Fundação AIS, levam esperança e o Amor de Deus ao mundo!

Nota: O espaço será partilhado com outra exposição das Irmãs da Caridade, que irão recriar o espaço onde dormia a Santa Madre Teresa de Calcutá.

Se tem um grupo de jovens peregrinos na sua paróquia, escola, casa, etc… convidamos a inscrever-se nas nossas actividades, para garantir um horário com uma visita guiada. Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo:

Inscrição para as actividades da Fundação AIS na JMJ

"*" indica campos obrigatórios

Nome, grupo, escola*
DD barra MM barra AAAA
Actividade(s) em que se inscreve:

“Peço que me acompanheis com oração na viagem que vou fazer a Portugal, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. (…) Muitos jovens de vários continentes experimentam a alegria do encontro com Deus e com os irmãos, guiados pela Virgem Maria, que depois da Anunciação se levantou e partiu apressadamente. A Ela, estrela luminosa do caminho cristão, tão venerada em Portugal, confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo.”

Aquilo que a Fundação AIS procura é que os jovens, quando regressarem aos seus países, depois da JMJ, levem consigo esta semente, esta vontade de participar também na missão de ajuda à Igreja que Sofre.

FAÇA PARTE E PARTILHE ESTA INICIATIVA!

Mais recentes