O Bispo auxiliar de Los Angeles foi morto a tiro no sábado, dia 18 de Fevereiro. As autoridades estão a investigar o caso. Diocese fala de um prelado que se destacou na defesa dos pobres e dos imigrantes.
Nascido na Irlanda há 69 anos, D. David O’Connell foi encontrado morto no sábado passado com um ferimento de bala no peito numa casa em Hacienda Heights, a cerca de 30 quilómetros do centro da cidade de Los Angeles. As autoridades estão a investigar o caso e, até ao momento, não foi dada ainda qualquer explicação para o que sucedeu.
Numa nota de imprensa, o gabinete do Xerife de Los Angeles adiantava apenas que tinha sido aberta uma investigação à morte, “por arma de fogo de um homem adulto”, cujo óbito foi “declarado no local do crime”.
O Arcebispo de Los Angeles, D. José Horacio Gomez, fala num sentimento de muita tristeza. “É um choque e não tenho palavras para expressar a minha tristeza”, disse, descrevendo o Bispo Auxiliar como “um bom amigo” e um homem “de profunda oração que tinha um grande amor pela nossa Mãe”.
Num comunicado divulgado pela Diocese, o bispo é ainda descrito como “um pacificador”, com um grande coração “para os pobres e os imigrantes”, e “apaixonado por construir uma comunidade onde a santidade e a dignidade de cada vida humana fosse honrada e protegida”.
O Arcebispo pede as orações dos fiéis pela alma do Bispo, que confiou à Virgem de Guadalupe. “Que Nossa Senhora de Guadalupe o envolva no manto do seu amor, e que os anjos o conduzam ao paraíso, e que ele descanse em paz”, escreveu D. Gomez no comunicado. Pouco depois de a notícia da morte de D. David O’Connell ter sido conhecida, vários fiéis reuniram-se no local acendendo velas e rezando o terço.
O’Connell nasceu em Cork, na Irlanda, a 16 de Agosto de 1953, tendo sido ordenado sacerdote na Arquidiocese de Los Angeles em junho de 1979. O Papa Francisco nomeou-o Bispo Auxiliar de Los Angeles em 21 de junho de 2015.