PROJECTOS

ETIÓPIA: Estipêndios de Missa

Apoie os missionários que vivem numa região remota e subdesenvolvida

A Etiópia é um país multiétnico. No Corno de África, mais de 80 grupos étnicos coexistem e falam tantas línguas quantos os grupos. Na Etiópia, a história do Cristianismo tem perto de 2000 anos. Cerca de 45% da população pertence à Igreja Ortodoxa Etiopiana Tewahedo, enquanto a fé católica é relativamente jovem no país e os Católicos constituem uma minoria de cerca de 1% dos aproximadamente 112 milhões de habitantes do país.

Se bem que o Cristianismo na Etiópia tenha raízes muito profundas e antigas, ainda há tribos que nunca ouviram falar de Jesus Cristo.

Entre os que se preocupam com este povo estão os “Apóstolos Missionários de Jesus”, uma congregação fundada no Uganda, nos anos 60, para homens que desejem servir no campo da primeira evangelização. Por outras palavras, estes homens – padres e religiosos – proclamam Cristo em sítios onde a população ainda não teve contacto com a fé cristã. Esta congregação trabalha agora na Etiópia, desde 1992.

O Padre Pius Prosper Nagawantu, superior da congregação, escreveu-nos da Diocese de Awassa, no sul da Etiópia onde actualmente há conflitos violentos entre os diferentes grupos étnicos. Ele diz:

Ainda há muito a fazer aqui, em termos de primeira evangelização. Por isso, estamos a trabalhar arduamente para estabelecer comunidades católicas nesta vasta região. Estes 33 anos de trabalho na Etiópia foram, para nós, um período para sentir e testemunhar Deus nas condições mais difíceis e encontrar pessoas nos pontos mais fracos da sua humanidade. Neste ambiente, partilhamos a compaixão do Cristo pelo Seu rebanho face a conflitos e a dificuldades políticas, sociais, económicas e culturais. Lembramo-nos das palavras de Jesus, que disse aos Seus discípulos, «Não precisam de se ir embora; dêem-lhes qualquer coisa para comer.» (Mt 14,16). Apesar de toda a insegurança, nós, os Apóstolos Missionários de Jesus, continuamos a dar testemunho de Cristo em lugares onde a fé católica ainda nunca foi proclamada.”

O Padre Pius pede estipêndios de Missa para os cinco missionários que actualmente pregam o Evangelho na Diocese de Awassa, a pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. Não têm outra fonte de rendimento. Aceitámos de bom grado enviar-lhes alguns dos vossos estipêndios de Missa.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu estipêndio de Missa irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo. 
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

“Caros amigos, agradeço a cada um de vós por esta obra de solidariedade. Não se cansem de fazer o bem, pois o vosso serviço dá fruto em inúmeras vidas e dá glória ao nosso Pai do Céu.”

PAPA LEÃO XIV

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.