Dia Internacional das Vítimas de Violência Religiosa

No Dia Internacional das Vítimas de Violência Religiosa, a Fundação AIS chama a atenção para a perseguição aos Cristãos e outros grupos religiosos.

A liberdade de religião e crença é um direito humano inalienável. No entanto, em todo o mundo, pessoas e comunidades, particularmente minorias, enfrentam intolerância, discriminação e ameaças – aos seus locais de culto, aos seus meios de subsistência e até às suas vidas.

Diariamente recebemos notícias de perseguição. No Paquistão, extremistas incendeiam casas de cristãos porque um empregado de limpeza cristão é acusado de profanar o Corão e de insultar o Profeta. No estado de Manipur, na Índia, os conflitos étnicos degeneraram numa perseguição aberta aos Cristãos, que já dura há três meses. Na Nigéria os raptos e homicídios sem que sejam efectuadas quaisquer detenções.

A Fundação AIS apoia os Cristãos que são perseguidos, ameaçados ou em necessidade por causa da sua fé em todo o mundo.

De dois em dois anos, a Fundação AIS publica o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo que analisa todos os países e religiões.

Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo 2023

O direito humano à liberdade de pensamento, de consciência e de religião é violado em cerca de um terço dos países do mundo, ou seja, em 61 das 196 nações. Mas o Relatório da Fundação AIS, lançado em Junho último, aponta para outro dado também brutal e inquietante: quase 4,9 mil milhões de pessoas, ou seja, 62% da população mundial, vivem em países onde a liberdade religiosa é fortemente restringida.

O estudo, produzido a nível internacional por uma equipa pluridisciplinar da AIS, abrange os anos de 2021 e 2022 e indica que em 49 dos 61 países onde a discriminação e a perseguição são claramente visíveis é o próprio governo que persegue ou mesmo assassina os seus cidadãos por motivos religiosos. E isto acontece sem praticamente qualquer reacção da comunidade internacional.

O Dia Internacional das Vítimas de Violência Religiosa foi proclamado pela primeira vez pela ONU em 2019 e é assinalado, todos os anos, a 22 de Agosto.

Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES