PROJECTOS
COLÔMBIA: Estipêndios de Missa
Décadas de violência deslocaram, mas os missionários corajosos continuam a acompanhar levar esperança
Desde os anos 60 que tem havido conflitos violentos na Colômbia. Durante todo este tempo, 6 milhões de pessoas foram deslocadas das suas casas e cerca de 200 mil foram mortas. Mais 60.000 estão registadas como desaparecidas.
Apesar do acordo de paz em 2016, muitas zonas do país estão ainda sob o controlo de grupos armados e a violência tem escalado no último ano. Nas regiões mais rurais, a plantação de coca para o tráfico de droga apagou completamente a agricultura tradicional. A situação é ainda agravada pelo enorme influxo de imigrantes da vizinha Venezuela, aumentando assim a pobreza do povo.
Para os padres católicos, a Colômbia tem sido um país extremamente perigoso desde há décadas. Nos últimos 40 anos, foram assassinados cerca de uma centena de padres neste país sul-americano e raptados dezenas deles. Apesar disso, os padres não se deixam intimidar. Graças à vossa generosidade, temos conseguido enviar apoio regular para estes padres em várias dioceses na Colômbia que precisam de ajuda urgente. Também temos enviado regularmente os vossos estipêndios de Missa.
O Bispo Israel Bravo Cortés, da Diocese de Tibú, escreve-nos:
Uma região como a nossa, tão seriamente marcada pela violência e a morte, precisa de Deus. Este povo precisa da presença de Deus no coração para conseguir enfrentar e transformar tantas situações dolorosas que têm marcado profundamente a sua vida. Sentimos como obrigação tudo fazer para construir uma nova cultura, centrada na alegria da mensagem de Paz do Evangelho. Neste ambiente, sentimo-nos chamados à misericórdia, a tornarmo-nos uma Igreja missionária e portadora de esperança. Numa região onde as pessoas deixaram de sonhar com um tempo melhor, onde a opção de progresso parece impossível, onde a morte continua a deixar a sua marca, sabemos que o nosso papel é decisivo na proclamação do Senhor Jesus e na abertura de novos horizontes de esperança, através da nossa companhia leal a todos os que hoje se sentem tão vulneráveis.
D. Israel Bravo Cortés
Temos trabalhado com um centro de saúde psicológica, no desenvolvimento de um programa de treino em psicoterapia, para que estes padres não só se tornem capazes de prestar ajuda a outras pessoas, tanto durante como depois da guerra, como também de cuidar da sua própria saúde psicológica.
Trata-se de um programa de três anos que inclui conferências e instrução prática. Os participantes recebem simultaneamente apoio espiritual e psicológico por padres e psicólogos com experiência. Desta forma, os padres envolvidos podem usufruir de supervisão e aconselhamento individual.
Chegaram até nós cartas semelhantes de outras dioceses na Colômbia. Através dos vossos estipêndios de Missas, continuaremos a apoiar estes padres tão corajosos, que se mantêm ao lado do seu povo a proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo, sem se preocuparem com a segurança da sua própria vida.
PROJECTOS
Apoie os sacerdotes da Colômbia
O seu estipêndio de Missa irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.
