COLÔMBIA: Fundação AIS denuncia ataque contra liberdade religiosa por grupo de encapuzados na Catedral de Bogotá

NOTÍCIAS

Terça-feira · 29 Março, 2022

A interrupção de uma missa na Catedral de Bogotá, por vários encapuzados que alegadamente estariam a realizar uma “intervenção artística”, foi condenada pelo Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia e mereceu também um forte protesto por parte do secretariado local da Fundação AIS.

Para D. Luis José Rueda Aparicio, que é também Arcebispo de Bogotá, a actuação dos encapuzados que entraram no templo no domingo, 20 de Março, gritando insultos contra o Estado e a Igreja, foi um acto “deplorável e inaceitável”.

Por sua vez, para o secretariado local da Fundação AIS, o que aconteceu na Catedral de Bogotá configura um atentado contra a liberdade religiosa e de culto, consagrada na Constituição do país e no artigo décimo-oitavo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Num comunicado divulgado nas redes sociais, a Fundação AIS da Colômbia subscreve o apelo da Conferência Episcopal e da Arquidiocese de Bogotá, “exigindo o respeito ao direito de se professar a religião e de se realizar actos de culto em paz e em harmonia”, lembrando que se deve tratar “com a devida consideração os recintos sagrados e as celebrações que aí se realizam”.

A interrupção de uma missa na Catedral de Bogotá foi condenada pelo Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia.

O texto da Fundação AIS, que é assinado pelo presidente e pela directora executiva do secretariado local, respectivamente Pe. Astolfo Moreno Salamanca e Maria Inês Espinosa Calle, lembra que este tipo de actos, muitas vezes justificados com a liberdade artística e de expressão, podem estar na génese de incidentes mais graves e de um sentimento de intolerância que não é aceitável em sociedade.

“A AIS publica a cada dois anos um Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, uma extensa e profunda investigação que evidencia e denuncia o estado de violação do direito à liberdade religiosa nos vários países e precisamente aí revela-se como este tipo de actos, quando não são condenados energicamente vão marcando um caminho que, mais cedo ou mais tarde, se transforma em manifestações muito mais graves que iniciam uma intolerância e avançam tristemente para a discriminação e perseguição”, pode ler-se no comunicado da Fundação AIS da Colômbia, que termina com um pedido para que todas as pessoas possam “viver a fé com amor e respeito”.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES