BURUNDI: Irmãs de Nossa Senhora de Shönstatt pedem ajuda para a Diocese de Muyinga

NOTÍCIAS

Sexta-feira · 27 Agosto, 2021
É uma das regiões mais pobres de um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo. O Burundi, situado na África Oriental, tem atravessado na sua história mais recente tempos difíceis marcados por crises políticas e conflitos com milhares de mortos e de pessoas forçadas a fugir de suas casas.

A guerra civil entre 1993 e 2005 deixou feridas profundas, assim como a actuação violenta de grupos armados que ainda hoje marcam a vida das populações não só neste país mas também em toda a região, nomeadamente no Ruanda e na República Centro-Africana.

É neste contexto que as irmãs de Nossa Senhora de Schönstatt têm trabalhado, sobretudo junto dos doentes e dos mais pobres, mas também nas áreas de família, juventude e apostolado das mulheres. Presentes no Burundi desde 1962, as irmãs desempenham um papel essencial também ao nível da catequese e no aprofundamento da fé das populações.

Sinal disso, formaram-se ao longo dos últimos anos várias centenas de grupos de leigos com preocupações tão distintas como o trabalho junto das crianças e jovens, mas também com mães, mulheres solteiras, e raparigas estudantes.
Nos últimos três anos, três irmãs têm trabalhado na diocese de Muyinga, situada no norte do país, e uma das regiões mais pobres do Burundi. As três religiosas vivem provisoriamente numa casa muito pequena e completamente inadequada para a sua missão.

Por isso, e para terem um espaço onde possam desenvolver a sua missão com os diversos grupos já existentes na diocese, as irmãs de Nossa Senhora de Schönstatt pediram ajuda à Fundação AIS. O sonho destas três mulheres consagradas a Deus passa agora pela construção de um centro pastoral, com um pequeno jardim, onde se possam realizar reuniões, retiros, ‘workshops’ e outros eventos.

Os benfeitores da Fundação AIS em Portugal e em todo o mundo são convidados a apoiarem o esforço missionário destas três irmãs ajudando à edificação do centro pastoral.