Muitas pessoas foram mortas numa nova série de ataques na paróquia de Tansila, na Diocese de Nouna. O padre Jean-Pierre Keita, parceiro de projectos da fundação pontifícia, perdeu mesmo vários membros de sua família.
No final de Janeiro, várias aldeias da paróquia de Tansila, no Burquina Fasso, perto da fronteira com o Mali, foram uma vez mais alvo de ataques terroristas. A informação é do Padre Jean-Pierre Keita, que há quase seis meses visitou a sede internacional da Fundação AIS, tendo dado então uma conferência de imprensa sobre a dramática situação na Diocese de Nouna, ao lado de um colega sacerdote.
No dia 25 de Janeiro, mais de 200 terroristas atacaram as aldeias de Toma, Kellé e Lanfiéra. Pelo menos 26 pessoas foram mortas, incluindo seis cristãos. Os atacantes incendiaram casas e forçaram os aldeões a fugir. Seis dias depois, em 31 de Janeiro, ocorreu um novo ataque, que resultou em novas mortes, incluindo também cristãos. Tragicamente, o pai do Padre Jean-Pierre e vários outros membros da sua família estavam entre as vítimas dos ataques.
A paróquia de Tansila inclui 37 aldeias, e aproximadamente um terço dos seus habitantes são cristãos. Nos últimos anos, tem sido alvo repetidamente de cruéis ataques terroristas. Diante desta situação desesperada, o Padre Jean-Pierre lança um apelo à oração:
Por favor, rezem pela conversão dos corações, para que todos se possam tornar pacificadores. Rezem também pelo governo de Burquina Fasso, pelas forças de defesa e segurança, e pelos Voluntários da Defesa da Pátria, para que os seus esforços diários possam dar frutos de paz, reconciliação e coesão social. As nossas orações estão também com as vítimas do terrorismo em todo o mundo. Que descansem em paz.
Padre Jean-Pierre
A Fundação AIS manifesta a sua profunda tristeza com esta nova tragédia e une-se ao Padre Jean-Pierre no apelo à oração. A AIS pede também a todos os seus benfeitores e amigos que orem especialmente pelo jovem sacerdote, parceiro de projetos da fundação pontifícia, nestes momentos de luto, assim como por todos os seus parentes falecidos e pelas outras vítimas dos terroristas.
Sina Hartert | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt