BURQUINA FASSO: “A fé, não as armas, é o que nos salvará”

BURQUINA FASSO: "A fé, não as armas, é o que nos salvará"

Durante uma visita à sede internacional da Fundação AIS, na Alemanha, o Pe. Honoré Quedraogo, da Diocese de Tenkodogo, no Burquina Fasso centro-este, falou da situação que o seu país enfrenta actualmente.

Oficialmente, 40% do país não é controlado pelo Estado, mas nos restantes 60% há também algumas áreas que estão nas mãos dos terroristas, explica o Pe. Honoré. A situação, conta o Pe. Honoré, reitor do seminário de Tenkodogo, piorou desde o primeiro ataque terrorista em 2015, e o terrorismo afecta agora todas as regiões do país. “As pessoas acordam de manhã e não sabem se vão ser as próximas vítimas de um ataque, e já ninguém se sente seguro.”

O facto é que desde que o Tenente-Coronel Damiba se tornou Chefe de Estado, em Janeiro deste ano, nada mudou. Ele derrubou o regime de Kaboré, prometendo uma luta radical contra a corrupção e o terrorismo, mas a situação apenas piorou, afirma o sacerdote. “Ao dizer em alta voz que queria combater os terroristas, parece que Damiba lhes lançou um desafio. O resultado é que já tivemos mais ataques do que nunca. Será isto uma coincidência ou uma consequência? Por enquanto, ninguém pode ter a certeza.”

Segundo o sacerdote, é difícil apontar os verdadeiros motivos que impulsionam os terroristas, que poderiam ir do puro banditismo ao desejo da jihad. Contudo, as vítimas dizem que há elementos de fundamentalismo islâmico nos ataques. “Os atacantes forçam os habitantes de Burkinabé a seguir a Sharia. Os homens são forçados a usar calças de comprimento adequado e proibidos de rapar a barba, e as mulheres têm de usar o véu. A educação ao estilo ocidental é proibida e as crianças são obrigadas a frequentar escolas corânicas, chamadas madrassas. As igrejas não devem tocar o sino e todos são obrigados a participar nas orações nas mesquitas”, explica o Pe. Honoré.

A situação é agravada pela pobreza generalizada. “Pelo menos 60% da população está desempregada. Não têm nada para fazer durante todo o dia e não têm dinheiro, por isso se lhes oferecerem 100 euros para irem matar alguém, aceitam.”

Amélie Berthelin de la Hougue | Departamento de Comunicação da ACN International | info@fundacao-ais.pt

Relatório da Liberdade Religiosa

Apesar dos esforços dos líderes religiosos para reforçar a coesão social e a tolerância religiosa, os grupos jihadistas estão a avançar e a ganhar poder. Medidas radicais impostas por falta de segurança, por exemplo o encerramento de escolas e capelas católicas, têm sido implementadas.

Sem um envolvimento local e internacional significativo, as perspectivas de liberdade religiosa no Burquina Fasso a curto, e talvez a longo prazo, permanecem negativas.

BURQUINA FASSO

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.