As Irmãs contemplativas dedicam a sua vida à Oração e apresentam a Deus as necessidades de todo o mundo. Mas, apesar da sua vida modesta, não é fácil para elas sustentar-se, dada a sua vida contemplativa no interior do mosteiro. A AIS vai ajudando à subsistência das Irmãs contemplativas por todo o mundo, incluindo as Irmãs Carmelitas Descalças em Sofia, a capital da Bulgária.

Durante a era comunista, a Igreja era oprimida, as suas propriedades confiscadas, os seus padres e fiéis leigos sujeitos a forte perseguição. A Igreja só pôde manter os edifícios das Igrejas propriamente ditas e uma área de 2 metros à sua volta. Para estas Irmãs Carmelitas, a única opção foi viver durante 40 anos juntamente com as Irmãs da Sagrada Eucaristia no Coro da Igreja do seu convento. Algumas Irmãs foram presas e interrogadas. Mas os comunistas não conseguiram quebrar a sua vocação nem a sua fé. Depois do colapso do comunismo, o velho convento das Carmelitas em Sofia foi restaurado e reconstruído, graças ao apoio da AIS e dos seus benfeitores.

BULGÁRIA: Apoio à vida e apostolado de oito Irmãs Carmelitas

Hoje, o convento tornou-se um centro espiritual onde muitos fiéis católicos vêm participar na Santa Missa e no Ofício Divino. Há ainda muita procura para dias de retiro e exercícios espirituais.
Há hoje oito irmãs a viver no Carmelo de Sofia. São da Bulgária, da Eslováquia e da Croácia, e seguem o estilo de vida contemplativa tradicional de Santa Teresa de Ávida e São João da Cruz. A maior parte do seu dia é dedicado à Oração, incluindo o Ofício Divino e a contemplação silenciosa. Ao mesmo tempo, e para participarem na sua subsistência, as irmãs produzem objectos de artesanato e pintam ícones, uma actividade que está de acordo com a sua vida contemplativa. Têm ainda quartos de hóspedes para os retiros, o que é mais uma ajuda. Mas, acima de tudo, nestes tempos de dificuldades económicas, isto está longe de cobrir as despesas da vida modesta desta comunidade. Os custos com o aquecimento e a assistência médica representam o maior peso financeiro.

Assim, este ano, iremos ajudar mais uma vez as Irmãs Carmelitas com uma contribuição de 4000€.

VAMOS AJUDÁ-LAS?

Bulgaria 15DEZ22

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.