PROJECTOS

BRASIL: Um centro pastoral para a Paróquia de Boqueirão

A Paróquia de Boqueirão pede a nossa ajuda para apoiar as suas actividades de evangelização e iniciativas sociais

A Paróquia de Boqueirão situa-se na Diocese de Campina Grande, no nordeste do Brasil, que é uma região pobre. Existe há 60 anos e está consagrada a Nossa Senhora do Desterro, ou seja, à Mãe de Deus na sua fuga para o Egipto com São José e o Menino Jesus para escapar aos algozes de Herodes. Mesmo na vila do Boqueirão e em toda a região circundante, esta devoção à Mãe de Deus está muito divulgada.

A paróquia é constituída por 40 capelas, a maioria das quais está situada em zonas rurais. As longas distâncias e as estradas não alcatroadas constituem um grande desafio para a pastoral.

O Pe. João Igor Pereira Alves de Sales é pastor desta paróquia desde Julho de 2023. Durante os seus primeiros meses de actividade, percorreu toda a região da paróquia para ter uma ideia da situação e escutar a população local.

O sacerdote ficou muito feliz por verificar que a paróquia está viva e dinâmica, com um grande potencial de desenvolvimento. Menos satisfeito ficou por ver que a paróquia dispõe de poucos recursos. Sobretudo verifica-se uma falta de locais para as numerosas iniciativas pastorais que pretende implementar, mas também insuficientes para as que já existem. De facto, os grupos de catequese são já cerca de 20 na paróquia e têm de se dividir por salas improvisadas ou nas escolas locais. Não existem também salas verdadeiramente adaptadas para a sopa dos pobres, que é distribuída por 50 famílias todas as semanas. O prior prevê organizar numerosas iniciativas pastorais para as crianças, adolescentes e adultos, para casais e famílias. Gostaria até de desenvolver um apostolado de oração e ainda de reforçar o empenho na caridade aos necessitados.

É preciso um centro pastoral onde estes acontecimentos e actividades possam ter lugar. Os fiéis já reuniram algum dinheiro, mas os seus meios não são suficientes. Apesar de todo o entusiasmo, não existem fundos suficientes porque as pessoas são pobres. É por isso que o prior nos pediu ajuda.

Gostaríamos de apoiar a construção deste centro com uma contribuição de 31.500€ para reforçar significativamente o trabalho de evangelização. Vamos ajudar?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.