BRASIL: A Fundação AIS está solidária com as vítimas das trágicas inundações

A organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (Fundação AIS) está em estreito contacto com os seus parceiros locais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as áreas mais afectadas pelas cheias, e está empenhada em ajudar nos esforços de recuperação.

As chuvas torrenciais já causaram a morte de cerca de 150 pessoas e afectaram mais de dois milhões de pessoas nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, muitas das quais necessitam de ajuda imediata e a longo prazo, depois de terem perdido todos os seus meios de subsistência devido às cheias, que são as maiores da história do Rio Grande do Sul.

Regina Lynch, presidente executiva da Fundação AIS, enviou uma mensagem de solidariedade aos parceiros de projecto da organização para expressar a “proximidade espiritual” da instituição e a sua disponibilidade para ajudar num momento tão difícil.

Como membros do mesmo corpo místico de Cristo, que é a Igreja, a Fundação AIS quer apoiar - através da oração e da assistência material. Estamos em constante oração por todas as pessoas e permanecemos disponíveis para ajudar a Igreja local com as necessidades que surgirem, sejam elas de emergência ou estruturais.”

Regina Lynch manifestou ainda a sua esperança de que a solidariedade global possa “travar as consequências da tragédia”, acrescentando: “que não falte o encorajamento aos pastores deste rebanho duramente atingido. Rezemos juntos pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida”, a padroeira do Brasil.

Por outro lado, em carta enviada à Fundação AIS, D. Jaime Pedro Kohl, Bispo de Osório, no Rio Grande do Sul, explica que “todas as nossas paróquias estão envolvidas na doação de alimentos, água, produtos de higiene, colchões, roupas e outros bens essenciais. Já conseguimos enviar centenas de toneladas de bens doados”, no que ele descreve como um ‘Pentecostes da caridade’.

O Bispo agradeceu ainda à Fundação AIS pela ajuda constante às instituições eclesiásticas locais. “No meio de todo o sofrimento e dor, manifestam-se a solidariedade e a caridade da comunidade local, do povo Brasileiro e do mundo inteiro. Obrigado!”

Maria Lozano | Directora de Comunicação da ACN Internacional

info@fundacao-ais.pt