BOLÍVIA: “Consternação e medo” entre a população com assassinato de um frade franciscano após a Vigília Pascal

NOTÍCIAS

Quinta-feira · 21 Abril, 2022

“A nossa Páscoa, aqui em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, foi sangrenta porque no fim da Vigília Pascal, no Convento de São Francisco, aqui na cidade, alguém entrou no convento e matou barbaramente o Frei Daza, como aqui é conhecido, um jovem franciscano de 44 anos.” Foi assim que o padre português Tony Neves, actual assistente geral dos Espiritanos, comentou para a Fundação AIS o assassinato, na noite de sábado, 16 de Abril, do Frade Wilberth Daza Rodas, OFM.

O corpo do religioso seria descoberto na igreja de Santa Cruz de la Sierra na manhã do Domingo de Páscoa por um funcionário da paróquia. Segundo as autoridades, Frei Wilberth terá sido morto com um objecto contundente por ladrões que entraram na igreja logo apos a Vigília Pascal.

O Padre Tony Neves, que por coincidência se encontra na região, afirmou que, “de facto, foi uma situação muito grave, um acontecimento muito terrível” e isso sentiu-se no velório e no funeral. “Quer o arcebispo, D. Sérgio [Alfredo Gualberti Calandrina], quer os três bispos auxiliares participaram e também um número muito grande de padres, irmãs e de leigos e a consternação foi geral”, acrescentou o missionário espiritano.

Mal se soube do assassinato do frade franciscano, a Conferência Episcopal Boliviana emitiu um comunicado pedindo às autoridades uma investigação clara sobre o crime. No texto, os Bispos denunciam “a cultura de violência que está a aumentar” no país, com “feminicídios, roubos, assassinatos, insegurança dos cidadãos”, e exortam “todo o povo” a comprometer-se e a trabalhar “por uma cultura de paz onde todos possam viver em fraternidade”.

De facto, este crime, disse o Padre Tony Neves à Fundação AIS, fez crescer o sentimento de insegurança entre as populações. “Está instalado o medo porque a insegurança tem aumentado. A Bolívia é, como sabemos, um país pobre, mas a instabilidade política e social tem trazido problemas económicos adicionais nos últimos tempos e isso nota-se no aumento da criminalidade e numa insegurança generalizada.” Wilberth Daza Rodas era, actualmente, o tesoureiro do Convento de São Francisco e foi descrito como sendo “um irmão humilde e prestável”.

No último Relatório sobre Liberdade Religiosa no Mundo, editado pela Fundação AIS em Abril do ano passado, não são registados quaisquer “episódios de intolerância religiosa ou de discriminação” no período em análise [2018 a 2020], sendo referido, no entanto que a religião, que está presente na vida pública, corre o “risco de ser politizada”.

No final do ano passado, em 24 de Novembro, registou-se uma explosão na entrada do edifício onde se encontra a sede da Conferência Episcopal, causando apenas danos materiais, mas tendo sido classificado como um “ataque terrorista”.

Segundo uma notícia da Gaudium Press, “o ataque” poderá ter sido “resultado de uma polémica que surgiu da posição da Igreja boliviana em relação ao caso de uma menina de 11 anos que engravidou vítima de uma violação”.

Na ocasião, refere ainda a agência de notícias católica, “os prelados bolivianos exortaram as autoridades para que respeitassem e protegessem o direito à vida da criança vítima de violência, assim como do bebé em gestação, pois ambas as vidas deveriam ser protegidas”.

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES