PROJECTOS

ANGOLA: Um santuário mariano para a Diocese de Mbanza Congo

Quase todas as dioceses de Angola têm o seu próprio santuário mariano. Os fiéis católicos do país têm um profundo amor pela Virgem Maria e uma profunda devoção a ela. No entanto, para grande tristeza dos fiéis, a Diocese de Mbanza Congo, situada numa região muito pobre no noroeste do país, ainda não tem um santuário. No entanto, este foi o mesmo lugar na África Subsaariana que testemunhou os primeiros baptismos cristãos de sempre e onde a primeira catedral foi construída, em 1595.

Foi em 2019, na aldeia do Bungo, na Paróquia do Imaculado Coração de Maria, em Kikudo, que o Bispo Vicente Carlos Kiaziku lançou a pedra basilar para um santuário diocesano mariano destinado a tornar-se o santuário de Nossa Senhora das Vitórias. Infelizmente, porém, a pandemia da Covid, somada à situação económica já existente, desfez o seu planeamento financeiro cuidadoso, e os trabalhos de construção tiveram de ser suspensos indefinidamente. Quanto aos fiéis católicos, que já viviam na pobreza antes, estão agora simplesmente incapazes de ajudar a Igreja.

ANGOLA: Um santuário mariano para a Diocese de Mbanza Congo

No entanto, este projecto é muito querido do coração do Bispo Kiaziku, pois espera que ela conduza a um aprofundamento da fé e a um fortalecimento da identidade católica do povo no meio da intensa actividade das muitas seitas que procuram conquistar seguidores. O santuário destina-se não só como local de peregrinação, mas também como centro de retiros e actividades de formação da fé. Em suma, uma espécie de centro espiritual para a diocese e um lugar que exercerá uma influência poderosa na vida religiosa das pessoas, ajudando-as a amadurecer e a crescer na fé. Ao mesmo tempo, como explica o bispo, “pretende-se que seja um símbolo da forma como os fiéis podem viajar com Maria em direcção a Cristo e ir encontrá-l’O juntos.”

Propomos um contributo de 21.000 € para apoiar este projecto, que acreditamos que irá inspirar uma renovada fé, esperança e amor em muitas pessoas. Vai ajudar-nos?

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Adicione aqui o texto do seu título