CAMPANHAS
SÍRIA: Uma Gota e Leite para as crianças de Alepo
Desde a queda do regime sírio, com a rápida tomada das principais cidades pelos grupos armados e a fuga de Bashar al-Assad, nos primeiros dias de Dezembro, o futuro da Síria permanece incerto. A situação actual é delicada.
A comunidade cristã acompanha estes acontecimentos com um sentimento misto de medo e esperança. Embora temam o retorno da guerra civil, sabem que não é possível as famílias continuarem a viver num autêntico sufoco económico e material.
A situação é crítica. A escassez de alimentos, especialmente leite para as crianças, tem levado muitas famílias a depender de ajuda para sobreviver. Neste cenário, a ajuda humanitária continua a ser fundamental, e é aqui que a Fundação AIS tem feito a diferença ao longo dos últimos anos, com especial destaque para a campanha “Uma Gota de Leite”, que visa proporcionar leite às crianças da Síria.
Há muita fome na Síria! A falta de pão é sinal deste precipício à beira do qual o país se encontra. “Começa a faltar o pão. Há muita gente que sobrevivia porque o Governo tabelou o preço muito baixo para que todos pudessem ao menos comer pão. O preço continua baixo, relativamente baixo, mas o pior é que começa a não haver para todos. É preciso esperar quatro dias para se ter um saco com oito pães achatados. Ora, uma família numerosa não pode subsistir assim”, explica-nos uma religiosa, em mensagem enviada para a AIS em Lisboa.
Neste cenário tão difícil, desde 2015, em Homs, e desde 2017, em Alepo, a Fundação AIS tem distribuído mensalmente leite para cerca de 3.000 crianças e bebés. Este trabalho tem sido possível graças ao empenho de voluntários como o Dr. Nabil Antaki, um médico sírio que impulsionou esta campanha, e, claro, à generosidade dos nossos benfeitores. Embora as necessidades aumentem a cada dia, esta campanha continua a ser um sinal de esperança para estas crianças e suas famílias, que, de outra forma, não teriam acesso a este alimento essencial. Nesta década de provação, a Fundação AIS tem procurado ajudar a minimizar o sofrimento da comunidade cristã. E entre todos os projectos solidários da Ajuda à Igreja que Sofre, há um que se destaca: a campanha “Uma Gota de Leite” para as crianças da Síria.
Todos os meses continuamos a distribuir leite para cerca de 3 mil crianças e bebés.
→ Com apenas 5€ é possível dar 1 saco de leite em pó a 1 criança.
“Todos os meses distribuímos leite para cerca de 3 mil crianças e bebés. As necessidades crescem diariamente. Embora este seja um desafio enorme, é também um sinal de esperança. Estas pessoas precisam tanto de assistência quanto as que já fugiram do país. Este número tem agora tendência para aumentar. A ajuda continua a ser fundamental. Precisam de ajuda e de esperança! Obrigado aos benfeitores da Fundação AIS pela ajuda constante!”
Dr. Nabil Antaki, Coordenador da campanha
Não se podendo devolver a infância roubada pelos traumas da guerra é possível, no entanto, ajudar a minimizar as suas consequências. Como explica Nabil Antaki, esta campanha, assegurada pela generosidade dos benfeitores da Fundação AIS em todo o mundo, apesar de ser “um desafio enorme é também um sinal de esperança para estas crianças e para as suas famílias, que reconhecem com muita gratidão que se não fosse a vossa ajuda, não conseguiriam dar leite aos seus filhos”.
Este projecto “Uma Gota de Leite” tem sido um dos mais acarinhados. É raro o dia em que não recebemos uma carta ou um telefonema de alguém a querer ajudar as crianças de Alepo ou de Homs, a querer dar leite para os meninos da Síria.
A vinda ao nosso país da Irmã Annie Demerjian, que tem sido uma verdadeira heroína junto das populações mais atingidas pela crise na Síria, ajudou também a divulgar este projecto entre os Portugueses. Perante este cenário desolador, ganha ainda mais relevo o trabalho humanitário que a Fundação AIS tem vindo a promover na Síria, permitindo que famílias mais pobres possam ter acesso a bens essenciais como leite para as crianças, alimentos, medicamentos e acesso a cuidados de saúde, produtos de higiene pessoal, roupa, alojamento, reconstrução de casas e igrejas e, inclusivamente, presentes de Natal para as crianças….
Partilhamos consigo, mais uma vez, as palavras da Irmã Annie, responsável há quase uma década pelas campanhas da Fundação AIS, nas cidades de Alepo e Damasco, que deixou recentemente para os benfeitores da Fundação AIS:
“Queridos irmãos e irmãs, aproveito esta oportunidade para dizer a todos os benfeitores da Fundação AIS que agradecemos com sinceridade toda a vossa enorme generosidade, especialmente no Natal passado porque levaram sorrisos a mais de 25 mil crianças em toda a Síria através dos presentes de Natal que ofereceram, foram mais de 25 mil blusões para as aquecer durante o Inverno rigoroso. Estou certa de que, se depender da generosidade dos Portugueses, também a campanha “Uma Gota de Leite” irá continuar sempre a alimentar as necessidades destas crianças e bebés em Alepo e Homs.
A situação está cada vez pior. Tudo está cada vez mais caro. Há cada vez mais famílias a passar fome. Apenas a cada duas horas temos uma hora de electricidade. Não há gás suficiente para cozinhar.
O mundo começou a esquecer-se da Síria e isso é doloroso… Mas mesmo nos momentos mais difíceis, os benfeitores da AIS não deixaram de nos apoiar. Rezo por todos. Fazem um trabalho extraordinário! Que Deus vos abençoe sempre!”
Ir. Annie Demerjian, Congregação de Jesus e Maria
A guerra apanhou as crianças sírias de surpresa. Ninguém estava à espera que o país mergulhasse numa das mais temíveis guerras dos tempos modernos, mas as crianças não faziam ideia do que iriam ter de sofrer. Durante praticamente sete anos, o dia-a-dia das crianças e dos adolescentes sírios foi marcado por explosões, bombardeamentos, rajadas de tiros, feridos, mortos. Muitas das crianças sírias não sabem o que é viver em paz, o que é brincar sem medo. O que é, afinal, ser criança.
Não podemos apagar esse passado. Não podemos apagar da memória das crianças da Síria estes anos de guerra, mas podemos ajudá-las a terem um futuro melhor. Dar-lhes uma «Gota de Leite» é o mínimo que podemos fazer.
Com 25€ permitirá comprar 5 sacos de leite em pó.
Vamos ajuda?
CAMPANHAS
Apoiar esta campanha
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.