SEMENTES DE ESPERANÇA
Sementes de Esperança: Abril de 2022
CHILE
UM MOMENTO-CHAVE PARA A IGREJA
Superfície
756.102 milhões de km2
População
18,5 milhões
Religião
Cristãos: 87,7%
Agnósticos: 8,7%
Ateus: 2,4%
Outras: 1,2%
Língua
Espanhol
SEMENTES DE ESPERANÇA
O novo presidente chileno, Gabriel Boric, anuncia um retorno ao Estado providência e a uma política social de esquerda. Está a tomar as rédeas de um país em plena crise social.
Depois da eleição triunfal de Gabriel Boric a 19 de Dezembro último, a Conferência Episcopal Chilena felicitou o novo presidente: “O país entregou-vos a sua confiança e uma grande missão, destinada a dirigir o destino do nosso país enquanto primeira autoridade e primeiro servidor.” O comunicado assegura também: “Conte com o nosso apoio e com as nossas orações, assim como com a contribuição da nossa acção pastoral.” Mas, para além disso, algumas exigências mais pormenorizadas desejadas pelo episcopado chileno todavia ficaram de fora. O Arcebispo de Concepciòn, D. Fernando Chomali, quis assim que sejam reconhecidos e valorizados “a alma religiosa do povo Chileno… o imenso trabalho realizado pela Igreja e tantas outras instituições… e a família como lugar onde se pode aprender a crescer”. Uma declaração que permite antever os receios de uma parte dos Chilenos de ver o presidente voltar as costas ao Cristianismo, que é intrínseco à sociedade chilena. Favorável à legalização do aborto, que é, hoje em dia no Chile, reservado a casos críticos, também já se pronunciou sobre o “avanço dos direitos LGBT” durante a campanha eleitoral.
SEMENTES DE ESPERANÇA
Destruição de Igrejas
Instados pelo seu jovem presidente, uma parte da nova geração chilena seria provavelmente mais desligada da religião do que os mais velhos. Vários observadores sociólogos e jornalistas locais de renome fazem eco desse facto, como Florencia Varas, ex-correspondente do The Times e do Sunday Times no Chile, que escreveu que a maioria das gerações nascidas a partir de 1974 não pertence a qualquer religião organizada e não se interessa por esses assuntos. Assim, no centro dos acontecimentos de 2019, a Igreja foi vítima de comportamentos extremos dirigidos contra os seus edifícios. O Relatório da Liberdade Religiosa, publicado pela AIS em Abril de 2021, refere que cerca de 60 igrejas e templos cristãos foram vandalizados no Chile desde Outubro de 2019. Acções que foram ao ponto da destruição pelo fogo de alguns lugares como a Igreja da Assunção, em Santiago do Chile.
SEMENTES DE ESPERANÇA
Nova Constituição
Por enquanto, o país parece ter encontrado um equilíbrio. Uma assembleia constituinte especialmente destinada à “redacção” da nova Constituição. O projecto deveria ser submetido a referendo no fim de Junho de 2022. A este propósito, Claudio Fuentes, professor de ciência política na Universidade Diego Portales, informou os nossos colegas da FranceTVInfo que a nova Constituição deverá ser “mais próxima de um modelo social-democrata com um Estado mais forte, mais direitos sociais, um reconhecimento dos direitos dos povos autóctones, o direito à habitação, que não existem na Constituição de hoje, e depois provavelmente os direitos da natureza e dos animais”. Uma vontade de inclusão social que se inscreve na dimensão da justiça e fraternidade desejada pela instituição eclesial. Os meses que se seguem serão, sem dúvida, a ocasião, tanto do lado dos representantes do episcopado como do presidente eleito, para medir as zonas de flexibilidade e os pontos de tensão de uns e outros.
O apelo potencial a uma destruição da instituição do matrimónio e da representação de minorias, aos quais o novo presidente não é indiferente, poderia suscitar atritos. A subida de tom das acusações sobre o comportamento de representantes religiosos em matéria de agressão sexual e a forma como a Igreja chilena assumirá a sua parte da responsabilidade para além de gestos fortes, como a demissão de 34 bispos em 2018, será sem dúvida mais um marcador nos tempos que se aproximam. A reconquista e finalmente a coesão política, social e religiosa do país tem, sem dúvida, este preço.
SEMENTES DE ESPERANÇA
Oração
Para que o Chile continue a ser fiel ao Cristianismo e consiga ultrapassar a crise social que o tem fustigado, nós Te pedimos Senhor.
SEMENTES DE ESPERANÇA
Sinais de Alerta
Trinta e cinco anos, agnóstico, defensor das qualidades do laicismo, levado pela esperança de repor o Estado providência no centro do jogo e de aplainar as desigualdades sociais na origem das graves tensões que atravessam o Chile desde 2019, as quais não pouparam a Igreja Católica. Isto abre caminho a várias interpretações ao simbolismo do farol batido pelas ondas tatuado no antebraço do novo presidente da República do Chile, Gabriel Boric, em homenagem à sua região natal, a Patagónia.