PROJECTOS
REP. CENTRO-AFRICANA: Um veículo para a Diocese de Bangassou

Apoie a aquisição de um veículo todo-o-terreno para a o bispo da Diocese de Bangassou
Desde Junho de 2024, o Padre Carmelita italiano Aurelio Gazzera é bispo coadjutor na Diocese de Bangassou, numa região particularmente difícil no sudeste da República Centro-Africana. Esta vasta região de cerca de 135.000 km2 ainda está, em grande parte, nas mãos das forças rebeldes que vão lançando ataques regularmente. Mais ainda, é uma região inacessível e de floresta tropical, na fronteira com o Sudão, estando os dois países imersos em conflitos armados.
Logo após a sua chegada a Bangassou, o Bispo Aurelio passou alguns dias numa aldeia onde, uns dias antes, os rebeldes tinham queimado várias casas e assassinado pelo menos 12 pessoas.
“As pessoas estão profundamente traumatizadas. Eu, com os padres, queríamos transmitir-lhes coragem” escreve o Bispo. Mas só consolar não é suficiente. Mesmo antes de ser ordenado bispo, este frade carmelita tornou-se conhecido devido à sua coragem, ao arriscar a vida em negociações de paz com vários grupos armados e tendo, por várias vezes, obtido sucesso a convencer os rebeldes a retirar, salvando assim muitas vidas. Alguns homens nestes grupos chegaram a arrepender-se dos seus crimes e mudaram de vida. Mais do que uma vez, no entanto, o Pe. Aurelio esteve em perigo de morte. Mas não tem medo e afirma, “Um pastor defende as suas ovelhas do perigo. Assim, faria todo o possível para promover o diálogo com os diferentes grupos rebeldes. Até ao fim das minhas forças, quero ser um sinal de Paz.”
O Bispo Aurélio passou o Natal em Mboki, uma paróquia que se encontra fechada há dois anos devido à guerra. “Durante vários anos, nesta região, vários grupos rebeldes têm realizado ataques, pilhagens, violência e assassinatos”, disse. “Não existe uma única aldeia habitada ao longo de toda a estrada, porque os habitantes fugiram. Durante a minha visita, ouvia tiros praticamente todas as noites Em Abril de 2023, o pároco de Mbokiwas foi ameaçado, dispararam sobre ele e feriram-no num braço. Desde há uns meses, o território voltou a ser controlado pelo exército regular e pela Minusca (forças de segurança da ONU) e, lentamente, a vida volta ao normal. Escolhi este lugar para comemorar o Natal porque é onde a vida é mais difícil, onde as pessoas sofreram mais e onde Deus se sente mais em casa!”
Para que possam visitar as paróquias da diocese e dar apoio e encorajar os seus padres e os fiéis, o Bispo Aurélio tem de percorrer grandes distâncias. O seu carro tem 10 anos e está muito degradado devido ao mau estado das estradas, deixando-o frequentemente apeado. Um dia ficou parado durante várias horas, já de noite, no meio da floresta tropical, a tentar que o carro pegasse. A situação foi muito perigosa por estar em zona dominada pelas forças rebeldes da floresta. Noutra ocasião, demorou 7h a atravessar um enorme lamaçal de 20 m.
Agora, gostaríamos de o ajudar, para que possa conduzir e a chegar em segurança, oferecendo-lhe um veículo todo-o-terreno resistente.
PROJECTOS
Apoiar este projecto
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
O seu donativo irá financiar este projecto ou outro semelhante.