PORTUGAL: “Obrigado a todos”, diz o Papa, apelando à oração do Terço com as crianças, iniciativa da Fundação AIS

Ontem, logo após a oração do Ângelus, o Papa lembrou que é já na próxima terça-feira que se vai realizar um pouco por todo o mundo a jornada de oração do Terço pela paz, iniciativa da Fundação AIS que procura juntar 1 milhão de crianças numa mesma prece pelo fim de todas as guerras, mas com o pensamento virado em primeiro lugar para o conflito na Ucrânia, em plena Europa.

“É já na próxima terça-feira, 18 de Outubro, que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre promove a iniciativa ‘Um milhão de crianças rezam o terço pela paz”, disse o Papa, agradecendo a todas as crianças que em dezenas e dezenas de países vão participar nesta oração à Mãe de Deus. “Obrigado a todos os meninos e meninas que vão participar! Juntemo-nos a eles e confiemos à intercessão de Nossa Senhora o povo mártir da Ucrânia e os outros povos que sofrem com a guerra e todas as formas de violência e miséria”, disse ainda o Santo Padre, lembrando de seguida que hoje, dia 17, se assinala também o Dia Mundial Contra a Miséria, e que é urgente também erradicar a exclusão causada pela pobreza extrema. “Todos podem dar uma mão por uma sociedade onde ninguém se sinta excluído por viver na miséria.”

Esta não é a primeira vez que o Santo Padre se envolve pessoalmente na mobilização do mundo católico para esta iniciativa da Fundação AIS de oração do Terço com as crianças. No ano passado, por exemplo, e de certa forma à semelhança do que disse ontem, o Papa lembrou a importância de todos se unirem aos mais novos numa mesma súplica pela paz, e disse “encorajar” a Fundação AIS para a mobilização dos crentes nas “paróquias, escolas e famílias”.

Este é um evento que tem vindo a mobilizar todos os anos milhares de crianças em todos os continentes. É sempre difícil calcular o número dos participantes. Até ao momento, sabe-se já que mais de 440 mil crianças estão inscritas e que vão participar neste evento que vai decorrer amanhã, dia 18 de Outubro, mas esta estimativa é muito conservadora por ser virtualmente impossível reunir atempadamente a informação do que está a ser planeado a nível local em movimentos, paróquias, grupos de jovens e mesmo pelas dioceses um pouco por todo o mundo.

De qualquer forma, nota-se uma crescente adesão a esta iniciativa da Fundação AIS que reúne, recorde-se, todos os seus secretariados internacionais, entre os quais Portugal. E este ano, e uma vez mais, o Santuário de Fátima volta a ganhar um lugar de relevo nesta oração das crianças e jovens pela paz.

Isso mesmo foi já destacado pela directora do secretariado português. “Vamos rezar com as crianças como Nossa Senhora pediu aos três Pastorinhos em Fátima. Esta é uma iniciativa internacional da Fundação AIS que reúne todos os seus 23 secretariados, mas é aqui, em Portugal, no Altar do Mundo, que a oração do Terço com as crianças ganha um maior significado”, disse Catarina Martins de Bettencourt, lembrando que “vamos rezar não só pela Ucrânia, mas também por todos os países e lugares onde não há paz, onde há sofrimento, onde as famílias estão enlutadas”.

A responsável do secretariado português da AIS sublinha a importância da mobilização das crianças, e com elas das famílias, numa prece colectiva pela paz em que se cumpre o que Nossa Senhora pediu aos pastorinhos. “No dia 18, as nossas crianças vão repetir as mesmas palavras que Jacinta, Francisco e Lúcia disseram a pedido da Mãe de Deus. É isto que propomos. É isto que vamos fazer. Todos estamos convocados para esta jornada de oração. E todos somos mesmo todos: as famílias, as escolas, as paróquias, os movimentos. Vamos, com as nossas crianças, fazer desta iniciativa um grito pela paz no mundo”, disse ainda Catarina Bettencourt.

A jornada de oração do Terço com as crianças é uma iniciativa que se tem vindo a repetir de ano para ano e conta com a adesão do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado Mundial de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã e das Obras Missionárias Pontifícias.

Significativa tem sido, também, a adesão de alguns dos principais meios de comunicação social da Igreja a esta jornada de oração com as crianças. É o caso da Agência Ecclesia, Rádio Renascença, Rádio e Televisão Canção Nova, Rádio Maria, mas também a “Revista Audácia”, dos Missionários Combonianos, a “Voz da Verdade”, o jornal semanário do Patriarcado de Lisboa, e “A Rede”, a revista digital da Diocese de Leiria-Fátima.

O evento será transmitido em directo na página do evento e nas redes sociais da Fundação AIS [Facebook]. A jornada de oração reuniu, no ano passado, crianças de pelo menos 136 países.

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL