PORTUGAL: “Obrigado a todos”, diz o Papa, apelando à oração do Terço com as crianças, iniciativa da Fundação AIS

PORTUGAL: “Obrigado a todos”, diz o Papa, apelando à oração do Terço com as crianças, iniciativa da Fundação AIS

Ontem, logo após a oração do Ângelus, o Papa lembrou que é já na próxima terça-feira que se vai realizar um pouco por todo o mundo a jornada de oração do Terço pela paz, iniciativa da Fundação AIS que procura juntar 1 milhão de crianças numa mesma prece pelo fim de todas as guerras, mas com o pensamento virado em primeiro lugar para o conflito na Ucrânia, em plena Europa.

“É já na próxima terça-feira, 18 de Outubro, que a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre promove a iniciativa ‘Um milhão de crianças rezam o terço pela paz”, disse o Papa, agradecendo a todas as crianças que em dezenas e dezenas de países vão participar nesta oração à Mãe de Deus. “Obrigado a todos os meninos e meninas que vão participar! Juntemo-nos a eles e confiemos à intercessão de Nossa Senhora o povo mártir da Ucrânia e os outros povos que sofrem com a guerra e todas as formas de violência e miséria”, disse ainda o Santo Padre, lembrando de seguida que hoje, dia 17, se assinala também o Dia Mundial Contra a Miséria, e que é urgente também erradicar a exclusão causada pela pobreza extrema. “Todos podem dar uma mão por uma sociedade onde ninguém se sinta excluído por viver na miséria.”

Esta não é a primeira vez que o Santo Padre se envolve pessoalmente na mobilização do mundo católico para esta iniciativa da Fundação AIS de oração do Terço com as crianças. No ano passado, por exemplo, e de certa forma à semelhança do que disse ontem, o Papa lembrou a importância de todos se unirem aos mais novos numa mesma súplica pela paz, e disse “encorajar” a Fundação AIS para a mobilização dos crentes nas “paróquias, escolas e famílias”.

Este é um evento que tem vindo a mobilizar todos os anos milhares de crianças em todos os continentes. É sempre difícil calcular o número dos participantes. Até ao momento, sabe-se já que mais de 440 mil crianças estão inscritas e que vão participar neste evento que vai decorrer amanhã, dia 18 de Outubro, mas esta estimativa é muito conservadora por ser virtualmente impossível reunir atempadamente a informação do que está a ser planeado a nível local em movimentos, paróquias, grupos de jovens e mesmo pelas dioceses um pouco por todo o mundo.

De qualquer forma, nota-se uma crescente adesão a esta iniciativa da Fundação AIS que reúne, recorde-se, todos os seus secretariados internacionais, entre os quais Portugal. E este ano, e uma vez mais, o Santuário de Fátima volta a ganhar um lugar de relevo nesta oração das crianças e jovens pela paz.

Isso mesmo foi já destacado pela directora do secretariado português. “Vamos rezar com as crianças como Nossa Senhora pediu aos três Pastorinhos em Fátima. Esta é uma iniciativa internacional da Fundação AIS que reúne todos os seus 23 secretariados, mas é aqui, em Portugal, no Altar do Mundo, que a oração do Terço com as crianças ganha um maior significado”, disse Catarina Martins de Bettencourt, lembrando que “vamos rezar não só pela Ucrânia, mas também por todos os países e lugares onde não há paz, onde há sofrimento, onde as famílias estão enlutadas”.

A responsável do secretariado português da AIS sublinha a importância da mobilização das crianças, e com elas das famílias, numa prece colectiva pela paz em que se cumpre o que Nossa Senhora pediu aos pastorinhos. “No dia 18, as nossas crianças vão repetir as mesmas palavras que Jacinta, Francisco e Lúcia disseram a pedido da Mãe de Deus. É isto que propomos. É isto que vamos fazer. Todos estamos convocados para esta jornada de oração. E todos somos mesmo todos: as famílias, as escolas, as paróquias, os movimentos. Vamos, com as nossas crianças, fazer desta iniciativa um grito pela paz no mundo”, disse ainda Catarina Bettencourt.

A jornada de oração do Terço com as crianças é uma iniciativa que se tem vindo a repetir de ano para ano e conta com a adesão do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa, do Apostolado Mundial de Fátima, do Secretariado Nacional da Educação Cristã e das Obras Missionárias Pontifícias.

Significativa tem sido, também, a adesão de alguns dos principais meios de comunicação social da Igreja a esta jornada de oração com as crianças. É o caso da Agência Ecclesia, Rádio Renascença, Rádio e Televisão Canção Nova, Rádio Maria, mas também a “Revista Audácia”, dos Missionários Combonianos, a “Voz da Verdade”, o jornal semanário do Patriarcado de Lisboa, e “A Rede”, a revista digital da Diocese de Leiria-Fátima.

O evento será transmitido em directo na página do evento e nas redes sociais da Fundação AIS [Facebook]. A jornada de oração reuniu, no ano passado, crianças de pelo menos 136 países.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Relatório da Liberdade Religiosa

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.