PORTUGAL: Fundação AIS vai lançar dia 22 em Lisboa mais um Relatório sobre Liberdade Religiosa

O Relatório Internacional sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, elaborado pela fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, vai ser lançado a nível mundial no próximo dia 22 de Junho em Lisboa e em várias capitais em 10 países e em três continentes.

Lisboa, Madrid, Roma, Berlim e Paris são algumas das cidades onde, na próxima quinta-feira, dia 22 de Junho, a Fundação AIS vai lançar o Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo. Ao todo, serão 10 países em três continentes e em sessões que vão contar com figuras públicas de relevo, como é o caso do Ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália e do Cardeal Mauro Piacenza, que vão participar no evento na Embaixada italiana na Santa Sé, ou de Augusto Santos Silva, o presidente da Assembleia da República de Portugal, que vai participar na sessão em Lisboa, que terá lugar no Palácio de São Bento.

Em comum a praticamente todas estas sessões participarão figuras da Igreja Católica que testemunharão a realidade por vezes dramática do que significa a violação da liberdade religiosa nos respectivos países.

É o caso, por exemplo, de D. Laurent Dabiré, presidente da Conferência Episcopal do Burquina Fasso e do Níger, que vai estar presente em Paris, ou de D. Fernando Luiz Lisboa, que no Brasil vai falar sobre a sua experiência na Diocese de Pemba, em Moçambique, recordando os episódios dramáticos que ocorreram na província de Cabo Delgado desde que começou a insurgência terrorista em Outubro de 2017.

A Irmã Glória Narvaez Argoti, que esteve em cativeiro vários anos no Mali, após ter sido raptada por um grupo de jihadistas – e que escreveu o prefácio do Relatório – vai estar presente em Bogotá, na Colômbia, numa conferência inter-religiosa que incluirá elementos de outras confissões, nomeadamente o director de uma mesquita local. Chile, México, Panamá e Coreia do Sul são os outros países em que os secretariados locais da Fundação AIS irão apresentar o Relatório na próxima quinta-feira.

São Bento abre portas à Fundação AIS

Em Portugal, a sessão de lançamento do Relatório sobre a Liberdade Religiosa da Fundação AIS, no Palácio de São Bento, vai contar, além da presença do presidente da Assembleia da República, com o testemunho do padre espiritano Bernard Adukwu, oriundo da Diocese de Idah, na Nigéria, do presidente da Comissão para a Liberdade Religiosa, Vera Jardim, e do ‘publisher’ da Rádio Observador, José Manuel Fernandes, que fará a análise às principais conclusões do documento.

O Relatório, que já vai na décima sexta edição, é produzido a nível internacional por uma equipa pluridisciplinar e coordenado pela fundação pontifícia. Publicado de 2 em 2 anos, em vários idiomas e difundido em mais de duas dezenas de países, é o único estudo a nível internacional realizado por uma instituição católica que regista as violações ao nível dos direitos humanos, nomeadamente o direito fundamental da liberdade religiosa em todo o mundo, examinando a situação de todas as religiões numa análise a 196 países.

O estudo examina a situação em todos os países, realçando as práticas jurídico-institucionais restritivas e os casos socioculturais ou ideológicos que envolvam qualquer tipo de imposição, coerção, violação ou perseguição de indivíduos com base na sua religião, na sua fé ou nas suas convicções. Durante a sessão, que contará também com a presença de Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado português da Fundação AIS, e terá início pelas 19 horas, será exibido um vídeo produzido pela Ajuda à Igreja que Sofre AIS com as principais conclusões do Relatório. A sessão terá transmissão em directo pelas redes sociais da Fundação AIS.

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL