PORTUGAL: Fundação AIS lamenta profundamente ataque no Centro Ismaelita de Lisboa

A Fundação AIS repudia e manifesta a sua consternação pelo ataque nesta terça-feira, dia 28 de Março, por um homem armado no Centro Ismaelita de Lisboa, que provocou dois mortos e um ferido, e manifesta solidariedade para com os familiares e amigos das vítimas, assim como para com a própria comunidade religiosa.

O atacante, detido pelas autoridades, foi identificado como sendo um cidadão de nacionalidade afegã que terá usado uma faca de grandes dimensões para atingir as vítimas, sendo que, até ao momento, todas as informações apontam para um acto isolado, com motivações pessoais, apesar de ter ocorrido no centro que é a sede mundial da comunidade ismaelita, que representa um importante ramo do Islão Xiita.
Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado nacional da Fundação AIS, sublinha que em Portugal “não se têm registado casos significativos de violência nem de discriminação por motivos religiosos”, e que, independentemente das motivações que estiveram na origem deste acto criminoso, “os lugares de culto e das respectivas comunidades devem ser sempre respeitados e preservados como espaços sagrados, sendo que nada justifica o recurso à violência”.

PA| Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL