PORTUGAL: Fundação AIS desafia portugueses a rezar o Terço pela paz no mundo durante o mês de Maio

NOTÍCIAS

Segunda-feira · 2 Maio, 2022

“Neste tempo de guerra na Europa, todos somos chamados para a trincheira da paz, todos somos chamados a rezar. A oração é a nossa arma mais poderosa”, diz Catarina Martins de Bettencourt, apelando a todos os portugueses para responderem ao desafio da Fundação AIS para a grande jornada de oração interrupta do Terço durante este mês de Maio, mês de Maria, confiando a paz no mundo a Nossa Senhora.

“A guerra na Ucrânia tem-nos mostrado a importância da Paz no mundo”, diz a directora do secretariado português da Fundação AIS. “Ninguém consegue ficar indiferente às imagens e às histórias de sofrimento de tantas pessoas, vítimas deste conflito em pleno coração da Europa.”

Tal como já aconteceu em anos anteriores – em que houve uma resposta magnífica por parte dos portugueses, com grande mobilização de paróquias, movimentos, congregações e escolas –, a Fundação AIS volta a convocar o país para rezar o Terço pela paz no mundo, tal como Nossa Senhora pediu aos pastorinhos em Fátima. Uma iniciativa que, este ano, ganha uma importância acrescida num tempo em que a Europa volta a conhecer os horrores da guerra, num cenário de dramática destruição de cidades e de infraestruturas e com milhões de refugiados, pessoas em fuga que perderam, em tantos casos, tudo o que possuíam…

“Vivemos um tempo particularmente difícil e perigoso na história da humanidade”, lembra Catarina Bettencourt. “Mas, apesar da brutalidade desta guerra na Europa, não nos podemos esquecer, como o Papa Francisco nos tem dito tantas vezes, das outras guerras, dos outros conflitos, do sofrimento em tantos países do mundo”, acrescenta a responsável da AIS em Portugal.

É precisamente por causa do sofrimento causado em todas as guerras, em todos os conflitos e também pelo terrorismo, que a Fundação AIS volta a promover uma jornada ininterrupta da Oração do Terço durante o mês de Maio. Tal como em anos anteriores, pede-se a colaboração de todos para que esta iniciativa ganhe uma dimensão efectivamente nacional.

“Todos podemos oferecer um pouco do nosso tempo, rezando pelos que mais sofrem, rezando pela Paz na Ucrânia e em todo o mundo”, lembra a directora da AIS, dirigindo-se não só aos benfeitores e amigos da instituição, mas também a todos os portugueses, incluindo os emigrantes que continuam ligados à pátria também pelo carinho a Nossa Senhora.

“Quero convidá-los a juntarem-se a nós nesta iniciativa, pedindo também que mobilizem as vossas famílias, os vossos amigos, a vossa paróquia, a vossa congregação, a vossa escola, os vossos colegas de trabalho. É muito importante a mobilização de todos. Falem desta ideia ao vosso pároco e juntem-se a esta corrente de oração ininterrupta, para que este gesto chegue a todos os cantos de Portugal”, pede Catarina Bettencourt.

Para se cumprir esta iniciativa – rezar o Terço de forma ininterrupta durante todo o mês de Maio – será necessário mobilizar em cada dia pelo menos 48 pessoas, famílias, grupos, congregações, paróquias ou movimentos. Para isso, pede-se o favor de contactarem a Fundação AIS pelo telefone 217544000 ou pela internet, em www.fundacao-ais.pt, para se garantir que todos os blocos de trinta minutos de oração do Terço ficam assegurados.

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES