PORTUGAL: D. José Ornelas vai presidir em Fátima à oração do Terço com as crianças, iniciativa internacional da Fundação AIS

“Deus que quer que todos vivamos em paz, que todos nos ajudemos uns aos outros”, diz D. José Ornelas sobre a iniciativa “1 Milhão de crianças rezam o Terço pela Paz”, que a Fundação AIS organiza a nível internacional e já pelo vigésimo ano consecutivo. O Bispo de Leiria-Fátima, que vai presidir à oração do Terço a 7 de Outubro com um grupo de crianças na Capelinha das Aparições, saúda, em mensagem enviada para a AIS, os que estão próximos dos “sofrem pela fé, pela miséria e pela injustiça, e os que precisam de facto da nossa solidariedade”.

D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima, vai presidir no próximo dia 7 de Outubro, na Capelinha das Aparições, à oração do Terço com as crianças, que a Fundação AIS organiza a nível internacional. Fátima, o lugar onde Nossa Senhora apareceu aos três Pastorinhos, e a quem pediu que rezassem precisamente pela paz no mundo, assume-se assim, e uma vez mais, como o epicentro desta jornada de oração que já se realiza consecutivamente há vinte anos.

“Desejo saudar todos aqueles que põem em funcionamento e em acção de graças e em súplica a Igreja que Sofre”, diz D. José Ornelas, em mensagem enviada para a AIS, em que destaca a importância da oração para nos “tornarmos obreiros da paz e obreiros da misericórdia”, em especial para com os que “sofrem pela fé, pela miséria e pela injustiça, e os que precisam da nossa solidariedade”.

O prelado tem também uma palavra especial para com “os mais pequenos”, os que vão protagonizar o momento de oração do Terço, e que, à semelhança dos Pastorinhos, são crianças.

Quero dizer um ‘bem-hajam’ a todos e, em modo especial, aos mais pequenos, como foram os Pastorinhos, de quem a Virgem Maria veio tomar cuidado, porque ela é emissária do carinho de Deus, que vem ter com todos. Os Pastorinhos eram crianças que precisavam, de facto, deste auxílio de Deus e foram um instrumento, também morrendo, pequenitos como foram, mas cheios do carinho, da força e do amor de Deus.”

Para D. José Ornelas, os três Pastorinhos de Fátima – Lúcia, Jacinta e Francisco – rezavam pela paz “porque entenderam o coração de Deus, que quer que todos vivamos em paz, que todos nos ajudemos uns aos outros”.

Rezavam pela paz, pelo fim da guerra, mas também “para que acabasse a injustiça, rezavam pelos pobres, pelos pecadores, os que não entenderam ainda o amor de Deus”.

Transmissão em directo para Portugal

À semelhança do que aconteceu com os Pastorinhos em 1917, as crianças de todo o mundo são agora convocadas para rezarem também pela paz e pelo fim das injustiças. D. José Ornelas vai presidir na Capelinha das Aparições à oração do Terço, que começará pelas 18:30, dia 7 de Outubro, uma terça-feira, e que terá difusão nacional através dos meios de comunicação social, nomeadamente a Rádio e TV Canção Nova, além, claro, dos canais da AIS nas redes sociais.

Apesar da importância simbólica do momento que vai ser vivido em Fátima, a oração do Terço com as crianças vai realizar-se em todo o país – e em todo o mundo – ao longo desse dia em diversos horários consoante a disponibilidade das escolas, das paróquias e dos grupos de catequese. Em alguns casos, e em alguns países, a oração do Terço com as crianças vai mesmo realizar-se não apenas na terça-feira, mas sim ao longo de toda a semana.

Este é o vigésimo ano consecutivo desta campanha de oração que começou em 2005 como um pequeno evento na Venezuela. Em 2023, pela primeira vez, mais de um milhão de crianças participaram oficialmente no evento, e o mesmo aconteceu em 2024. E como em todos os anos, paróquias, movimentos, escolas e famílias são convidadas a unirem-se às crianças e à fundação pontifícia, rezando durante a primeira semana de Outubro, mas muito especialmente no dia 7, em que se celebra a Festa de Nossa Senhora do Rosário, desencadeando assim “uma onda de oração ao redor do mundo, que nasce no coração das crianças e expressa confiança infantil”, como diz o Padre Anton Lässer, assistente eclesiástico da AIS Internacional.

É importante a inscrição no ‘site’ da AIS

Por sua vez, o presidente internacional da Fundação AIS, Cardeal Mauro Piacenza, salienta a importância da campanha deste ano, afirmando que ela “responde ao anseio cada vez mais premente de paz e unidade num mundo ferido pela divisão, pelo conflito e pelo sofrimento”.

Numa época em que o silêncio da oração é muitas vezes abafado pelo barulho do mundo, o Rosário oferece um oásis de contemplação. Não é uma prática árida nem repetitiva, mas sim um caminho suave e forte que nos conduz ao coração do Evangelho.”

A inspiração para esta iniciativa da fundação pontifícia veio de uma frase atribuída ao místico São Padre Pio: “Quando um milhão de crianças rezarem o Rosário, o mundo mudará”. O Padre Anton Lässer salienta que “as orações das crianças têm um poder especial diante de Deus — um poder que pode derrubar muros, curar feridas e trazer luz à escuridão”.

A Fundação AIS pede para que os grupos paroquiais, de escolas ou de catequese que desejem participar nesta iniciativa se inscrevam na página do site para se ter uma ideia aproximada do número de crianças que participam oficialmente no evento. Na página estão disponíveis vários recursos úteis que podem ser descarregados para utilização, em diferentes idiomas.

Além formulário para a inscrição, que pode ser preenchido a nível individual ou colectivo – por exemplo, por colégios –, está disponível a carta em que o Padre Lässer convida todos os fiéis a participarem nesse evento. Além disso, existe ainda um cartaz, para ser impresso e colocado por exemplo nas paróquias, em que se anuncia a iniciativa, e também um pequeno opúsculo sobre a oração do Terço, e os Mistérios Dolorosos, que são rezados precisamente às terças-feiras, o que corresponde ao dia 7 de Outubro, data da iniciativa “1 milhão de crianças rezam o Terço”. No documento está também o texto com a Consagração das Crianças à Mãe de Deus.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.