PROJECTOS

PERU: Um veículo para uma paróquia nos Andes

A Diocese de Huancavelica é uma das mais pobres do Peru e está situada a uma altitude de cerca de 4.000 metros nas montanhas dos Andes. Tem 28 paróquias assistidas por 49 padres.

A Paróquia de Acombamba abrange mais de 90 aldeias. Cerca de metade da população de pouco mais de 10.000 pessoas é católica. Vivem em comunidades bastante dispersas, e é difícil aos dois padres chegarem até eles a fim de lhes dar assistência. Praticamente todo o acesso é através de trilhos irregulares. As más condições meteorológicas e a elevada altitude dificulta o acesso. Durante a estação chuvosa, muitos dos trilhos são quase intransitáveis. Ravinas profundas, sulcos e pedras tornam muitas das viagens difíceis e perigosas, e também não há transportes públicos. O Pe. Guido Molina Letona e o seu padre assistente de facto têm um veículo, mas o mesmo já tem mais de 12 anos e está tão desgastado pelas difíceis condições que já não se pode utilizar. Como resultado, os dois padres têm de apanhar boleia em veículos de mercadorias locais ou, por vezes, até mesmo viajar a pé para visitar as comunidades.

PERU: Um veículo para uma paróquia nos Andes

Até agora, para muitas pessoas, a compreensão e a prática da fé deixam muito a desejar. Mas os dois padres conseguem, de alguma forma, visitar todas as aldeias uma vez por mês, celebrando a Santa Missa, administrando o Sacramento da Unção dos Doentes e preparando as pessoas para a recepção dos sacramentos. Esta pastoral de proximidade está agora a dar frutos, e cada vez mais católicos estão a voltar à prática da fé e aos sacramentos, de modo que, actualmente, na cidade, uma média de 200 fiéis assistem à Missa de Domingo, enquanto cerca de 150 pessoas recebem formação para receber o Baptismo, a Primeira Comunhão e a Confirmação.

Com um veículo todo-o-terreno robusto seria muito mais fácil dar assistência aos fiéis católicos. Se os padres não perdessem tanto tempo e energia na estrada, teriam mais tempo para o seu ministério pastoral. Ficamos felizes por poder prometer 22.870 € para um veículo adequado.

PROJECTOS

Apoiar este projecto

O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!

Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.

Relatório da Liberdade Religiosa

No período em análise, a situação da liberdade religiosa manteve-se relativamente inalterada. Não existem provas que sugiram que as ameaças contra alguns clérigos tenham motivações religiosas. Num país que atravessa uma profunda crise política, as autoridades recorreram à Igreja Católica para mediar os conflitos. No entanto, este facto não impediu o debate sobre princípios e valores. Tendo em conta a situação actual, as perspectivas para a liberdade religiosa continuam a ser positivas.

PERU

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.