PERU: Capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima reabre portas graças à ajuda da Fundação AIS

A aldeia de Los Angeles, uma das maiores da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Calzada, no Peru, tem uma nova capela graças à vontade da comunidade local e ao apoio da Fundação AIS. Dedicada a Nossa Senhora de Fátima, a capela vem substituir um edifício antigo, pequeno e precário, que existia há mais de 40 anos e que estava em ruína. A ajuda da fundação pontifícia é um exemplo do compromisso da instituição que desde Abril deste ano tem um escritório de representação na cidade de Lima, a capital do país.

A paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Calzada, é relativamente grande. Tem 34 comunidades rurais situadas nas margens do rio Mayo. As distâncias, por ali, são também consideráveis. Los Angeles é uma das aldeias. Tem cerca de 700 habitantes, dos quais 70 por cento são católicos. O pároco demora mais de uma hora a fazer o trajecto desde o centro da paróquia até lá. É um caminho em terra batida que obriga o sacerdote a fazer também a travessia do rio numa jangada. Nesta aldeia havia, há mais de quatro décadas, uma capela. Era modesta, muito precária e pequena e desde há muito que vinha a sofrer com a inclemência do tempo, notando-se alguns buracos no tecto, rachas nas paredes de argila, madeira e varas, os materiais com que foi erguida, até que um sismo, em 2021, deixou o edifício mesmo em ruína, em risco de desabamento. E a capela teve de fechar portas. A distância para a igreja paroquial tornou-se um problema e os fiéis decidiram que era necessário reconstruir a sua capela. Não foi difícil juntar vontades.  A paróquia é muito activa: há um coro de jovens e as pessoas confessam-se e recebem a Eucaristia com frequência. Reza-se o Terço todos os dias e os fiéis têm um amor e devoção especiais a Nossa Senhora de Fátima. E aos poucos, foram juntando dinheiro para a compra dos materiais para a edificação de uma nova capela. Fizeram-se colectas e organizaram-se tômbolas, uma espécie de lotaria. Mas não foi suficiente. A comunidade é muito pobre e o dinheiro angariado não dava para a construção do novo edifício. Foi então que o pároco local, Juan José Preciado decidiu escrever uma carta a pedir a ajuda da Fundação AIS. Os benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre doaram 17 mil euros. O resto foi conseguido a nível local. Os homens e as mulheres da aldeia ajudaram nos trabalhos da construção e aos poucos a capela foi ganhando forma até que no dia 1 de Setembro de 2023, o Bispo da prelatura de Moyobamba, D. Rafael Escudero Lopez-Brea, consagrou o novo templo a Nossa Senhora de Fátima. Foi uma cerimónia emotiva que reuniu a população de Los Angeles e de alguns dos povoados em redor que fizeram questão de estar junto também do seu bispo. Desde então que a capela é o orgulho da aldeia. Os fiéis mantêm a limpeza do templo e participam no peditório para a compra de velas e objectos litúrgicos, e para pagar a electricidade. É de facto a “sua” igreja e sacrificam-se por ela, pois para eles é muito importante manter o “coração” da sua paróquia com dignidade e beleza.

UM ESCRITÓRIO EM LIMA

O apoio da Fundação AIS para a construção desta simples capela é apenas um exemplo do compromisso crescente da instituição junto da Igreja deste país do continente sul-americano. Sinal disso, desde Abril deste ano que na cidade de Lima, a capital do Peru, a Fundação AIS passou a ter um escritório regional que funciona sob a supervisão do secretariado da Colômbia. Juan Pablo de la Guerra, o responsável pela coordenação deste novo escritório, explica que agora será mais fácil aos cristãos do Peru poderem colaborar também com a missão universal da Ajuda à Igreja que Sofre nas suas inúmeras vertentes de que destaca a mobilidade de sacerdotes e irmãs, algo que, na região, pode fazer toda a diferença.

“Nós ajudamos em diferentes projectos como por exemplo o apoio na formação dos missionários, a ajuda de subsistência para as religiosas de clausura, a mobilidade para religiosos e religiosas através, por exemplo, de barcos, de um carro ou, em alguns casos, até com um cavalo ou um burro, por causa das condições difíceis da região por onde precisam de se deslocar, e temos também muitos projectos de formação de catequistas, de material para a evangelização...”

Este novo escritório é uma porta aberta também para que muitos peruanos possam colaborar directamente no apoio e sustento da Igreja necessitada, que sofre e é pobre, e das comunidades cristãs vítimas de perseguição em tantos países do mundo. “Quando uma pessoa se aproxima e diz que gostaria de ajudar nestes projectos existem várias formas para o poder fazer”, explica Juan Pablo Guerra. Uma delas, sublinha, é o envolvimento como voluntário na divulgação da missão da AIS. “Aquilo que habitualmente costuma fazer a AIS é ir às paróquias, encontrar as pessoas, dar a conhecer a sua missão e assim, pouco a pouco, as pessoas ficam informadas e então começam a rezar pelo nosso trabalho ou contribuem”, acrescenta o responsável.

Paulo Aido | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt