PROJECTOS

PERU: Apoio ao apostolado de 16 religiosas contemplativas

Em termos de área, o Peru é o terceiro maior país da América do Sul. A maioria da sua população de 32 milhões pertence aos povos indígenas do país. A topografia do país vai desde as altas montanhas dos Andes até às florestas tropicais da região Amazónica.

O Peru foi gravemente atingido pela pandemia do coronavírus. Embora o país tenha respondido já em Março de 2020 com uma série de restrições, um ano depois já se tinham registado mais de 1,7 milhões de infecções e mais de 57 mil mortes. A crise económica do país e as tensões sociais foram agravadas pela pandemia. Nas zonas rurais, há pobreza extrema e muitas pessoas estão agora a migrar para as cidades, onde os problemas de toxicodependência e de famílias destroçadas já abundam e estão a piorar.

A prelatura apostólica de Ayaviti situa-se no sul do Peru e cobre uma área de mais de 32.000 km² com uma população de cerca de 300 mil almas. Algumas partes do seu território estão entre as regiões mais pobres e negligenciadas de todo o país.

PERU: Apoio ao apostolado de 16 religiosas contemplativas

A Igreja Católica enfrenta muitos desafios aqui. Embora teoricamente cerca de 85% da população se descreva como católica, muitos afastaram-se da Igreja, em parte porque há poucos padres para lhes dar assistência. Há apenas 20 padres para abranger as 21 paróquias desta vasta área e ao mesmo tempo há falta de catequistas e de religiosas. Muitas pessoas pouco ou nada sabem sobre a fé católica e as seitas fundamentalistas estão a avançar cada vez mais.

PERU: Apoio ao apostolado de 16 religiosas contemplativas

No entanto, o seu antigo Bispo, e agora Bispo Emérito Kay Martin Schmalhausen, que se reformou apenas em Abril deste ano, vê alguns sinais de esperança. Por um lado, as religiosas contemplativas da Ordem Trinitária foram estabelecidas na prelatura desde 2011. Vivem em clausura e dedicam-se à oração. No entanto, embora não estejam directamente envolvidas no trabalho pastoral e na vida da prelatura, elas apoiam esta obra e vida através da sua oração, presença e testemunho da sua fé. Como o bispo nos escreve: “Vemos com alegria que as vocações para a vida de clausura estão a aumentar, trazendo com elas mais bênçãos.” E, de facto, o seu número entretanto aumentou de apenas 4 para 16 irmãs.

PERU: Apoio ao apostolado de 16 religiosas contemplativas

Mais uma vez este ano, tal como fez no passado e antes da sua própria reforma, o bispo pediu-nos para apoiar estas irmãs na sua vida e apostolado. Ficamos muito felizes em prometer-lhe 4360 €.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.