PAQUISTÃO: Governo britânico recebe pedido de asilo para Maira Shahbaz, a jovem cristã que está ameaçada de morte

NOTÍCIAS

Quinta-feira · 18 Fevereiro, 2021

A situação de perigo extremo em que se encontra no Paquistão a jovem cristã Maira Shahbaz, levou a Fundação AIS a apresentar ao governo britânico um pedido para a concessão de asilo. A petição foi entregue a Fiona Bruce, enviada especial do Primeiro-Ministro para a Liberdade de Religião ou Crença pelo secretariado da Ajuda á Igreja que Sofre no Reino Unido.

O pedido de asilo refere-se não só à jovem, actualmente com 14 anos, mas também à sua família mais próxima, pois são muito sérias as ameaças que recaem sobre todos eles. Ao receber a petição, Fiona Bruce reconheceu que “a situação de Maira e da sua família é trágica”, mas não foram abandonados.

Fiona, que pediu uma avaliação “urgente” à responsável pela pasta do Ministério do Interior à concessão de asilo, destacou o facto de a petição ter recolhido já “milhares de assinaturas”. De facto, mais de 12 mil pessoas subscreveram o pedido de asilo organizado pelo secretariado britânico do Reino Unido no âmbito da campanha #RedWednesday, de alerta para as situações de perseguição religiosa no mundo.

O pedido de asilo refere-se não só à jovem, actualmente com 14 anos, mas também à sua família mais próxima.

Maira Shahbaz, cujo caso tem sido denunciado pela Fundação AIS, foi raptada quando se encontrava perto de sua casa em Madina Town nos arredores de Faisalabad, Punjab, em Abril do ano passado. Este caso teve porém um volte-face dramático a 18 de Agosto quando Maira conseguiu fugir das garras do seu raptor e apresentou queixa contra ele numa esquadra da polícia.

Nessa declaração perante os agentes da autoridade, a jovem cristã afirmou ter sido raptada à força com uma arma apontada contra si. Posteriormente, disse ainda Maira à Polícia, foi drogada e forçada a casar e a converter-se ao Islão. Nesse testemunho, a jovem cristã afirmou também ter sido violentada, chantageada e obrigada a prostituir-se.