Padre Ragheed Ganni | Iraque

MULTIMÉDIA

Padre Ragheed Ganni | Iraque

Chamo-me Rami. Vivo em Karamlesh, uma pequena aldeia no norte do Iraque. As pessoas aqui são muito afáveis e pacíficas. Por isso nunca suspeitei que algo tão terrível pudesse acontecer-nos.

Este é o Padre Ragheed Ganni. Um homem sensato, amável, disponível, dedicado e atencioso que trabalhou muito arduamente. Em 2007, depois da Missa, o Padre Ragheed e três diáconos foram mortos por jihadistas. Antes de o matarem, ordenaram-lhe que fechasse a igreja. Mas o Padre Ragheed recusou-se e disse: “Como posso eu fechar a casa de Deus?” A seguir, os jihadistas dispararam contra ele.

Mas o pior estava ainda para vir. Muitos foram mortos somente porque temos a nossa religião escrita nos nossos bilhetes de identidade. “Masihi” significa “um cristão”. O ISIS transformou as nossas casas em instalações militares. A Igreja de Santa Bárbara passou a ser o seu principal quartel-general. Escreveram na parede da igreja: “Nunca mais haverá Cristianismo no Iraque” Mas não o conseguiram.

Graças a Deus, os Católicos iraquianos regressaram. Depois do que aconteceu, não esquecemos o que aconteceu aos Cristãos perseguidos: Mártires cristãos. O Padre Ragheed disse: “Sou Cristão com orgulho. Continuarei Cristão. Nós temos a fé. Deus está connosco e jamais desistiremos.”

Não esqueçam os nossos irmãos e irmãs perseguidos. Eles dão a sua vida pela nossa fé, todos os dias.
Saiba mais sobre esta campanha