ORAR

Folha de Oração Mensal

oração é um dos pilares fundamentais da nossa missão. Sem a força que nos vem de Deus, não seríamos capazes de ajudar os Cristãos perseguidos e que sofrem por causa da sua fé. Para os ajudar, criámos uma grande corrente de oração e distribuímos gratuitamente a Folha de Oração Sementes de Esperança, precisamente porque queremos que este movimento de oração seja cada vez maior. Por favor, ajude-nos a divulgá-la na sua paróquia, grupo de oração, família, amigos e vizinhos.

Papa Francisco
JULHO
Intenção de Oração do Santo Padre: Pela pastoral dos enfermos.
 
Rezemos para que o sacramento da Unção dos Doentes dê àqueles que o recebem e aos que lhes são mais próximos a força do Senhor, e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança.
 
AGOSTO
Intenção de Oração do Santo Padre: Pelos líderes políticos.
 
Rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres.

ORAR

O Segredo diz respeito ao futuro e está a cumprir-se...

Na homilia que proferiu em Fátima, a 13 de Maio de 2010, o Papa Bento XVI disse esta frase: “enganam-se os que pensam que o segredo de Fátima diz respeito ao passado. O Segredo não diz respeito ao passado; diz respeito ao futuro!” Com esta afirmação, o Papa Bento XVI terá querido dizer – esta é a minha leitura – que o “segredo” tem uma dimensão profética: aponta para o sentido escatológico dos acontecimentos actuais da história. O “segredo” não é o mesmo que “predição”. O segredo recorda verdades fundamentais da fé que dão sentido aos acontecimentos da história.

Leitor atento de Santo Agostinho, Bento XVI dava muito valor ao “pecado original” e às suas consequências, nomeadamente a concupiscência na sua tríplice expressão: “concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (1Jo2,16). Pelo baptismo somos “lavados” da mácula do pecado original, recebemos o Espírito Santo que faz de nós filhos. Se formos fiéis e seguirmos as suas inspirações, poderemos reorientar a concupiscência e fazer com que a “carne” e os “olhos” se orientem e adiram a Deus e a “soberba da vida” seja corrigida pela “humildade”, a virtude que nos torna disponíveis para a acção de Deus, porque nos reconhecemos o “” de que somos feitos e que Deus ama.

Dizia Santo Agostinho que “dois amores fazem duas cidades: o amor de si até ao desprezo de Deus faz a cidade terrestre; o amor de Deus até ao desprezo de si faz a cidade celeste”. Não basta referirmo-nos ao “amor” para dizer que está tudo bem, pois há um amor virtuoso e há um “amor libertino”. Este conflito entre os “dois amores” marca a história da Igreja, “peregrina na história entre as perseguições do mundo e as consolações de Deus”.

Bento XVI chegou a dizer que “os inimigos da Igreja estão dentro dela”. Alguns inimigos podem ter sido infiltrados, e esta é uma hipótese plausível. Mas tanto
os infiltrados como os outros todos se deixam seduzir pelo maligno, pelo príncipe das trevas, pelo diabo, o qual está por trás de todo o mal que acontece na Igreja e no mundo, servindo-se daqueles que lhe vendem a alma, deixando-se seduzir pela mesma tentação que um dia fez a Jesus: “tudo isto te darei se prostrado me adorares” (Mt 4,9).

Parece que neste momento quem domina o mundo é o diabo. Mas ele não tem todo o poder. Ele está é desesperado, pois, como está escrito, o seu tempo é limitado: “ai dos que vivem na terra e no mar, porque o Demónio desceu sobre vós, cheio de furor, sabendo que já tem pouco tempo” (Ap 12, 12). Depois desta pandemia o poder está a escapar-lhe das mãos. A Igreja está mais purificada depois desta provação, em que foi despojada de tudo, com as igrejas fechadas, sem os sacramentos… mas não a despojaram do que é mais importante: da sua fé, do seu Senhor, que lhe pediu um tempo de “jejum especial”.

Neste contexto, convido-vos a ler as Memórias da Irmã Lúcia sobre o que os Pastorinhos viram e ouviram no dia 13 de Julho de 1917: “Vistes o Inferno para onde vão as almas dos pobres pecadores; para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar. Mas, se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite alumiada por uma luz desconhecida, sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo dos seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir, virei pedir a consagração da Rússia a Meu Imaculado Coração e a Comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem a Meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz; se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim o Meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-Me-á a Rússia que se converterá e será concedido ao mundo algum tempo de paz. Em Portugal se conservará sempre o dogma da fé, etc… Isto não o digais a ninguém. Ao Francisco, sim, podeis dizê-lo.

Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno; levai as alminhas todas para o céu, principalmente aquelas que mais precisarem” (Mem IV, 163-167).

“…continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer” (Mem IV, 162).

Nestes meses de Verão, tomemos estas palavras de Nossa Senhora muito a sério – “Se fizerem o que Eu vos disser…” – porque o que ela em Fátima pediu foi o mesmo que disse aos servos nas bodas de Caná: “fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5). E no meio das tribulações actuais do mundo, poderemos sentir as “consolações de Deus”.

Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, scj
Assistente Espiritual da Fundação AIS

FOLHA DE ORAÇÃO

CELEBRAÇÃO DE MISSAS

APOIO ÀS COMUNIDADES

ORAR

Folha de Oração "Sementes de Esperança"

Caso pretenda receber gratuitamente a Folha de Oração "Sementes de Esperança" em sua casa, preencha o formulário:

"*" indica campos obrigatórios

RGPD*

ORAR

Edições anteriores

SEMENTES DE ESPERANÇA
Julho-Agosto 2024
SEMENTES DE ESPERANÇA
Maio 2024
SEMENTES DE ESPERANÇA
Abril 2024
fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.