ORAR
Folha de Oração Mensal
A oração é um dos pilares fundamentais da nossa missão. Sem a força que nos vem de Deus, não seríamos capazes de ajudar os Cristãos perseguidos e que sofrem por causa da sua fé. Para os ajudar, criámos uma grande corrente de oração e distribuímos gratuitamente a Folha de Oração Sementes de Esperança, precisamente porque queremos que este movimento de oração seja cada vez maior. Por favor, ajude-nos a divulgá-la na sua paróquia, grupo de oração, família, amigos e vizinhos.
ORAR
As bênçãos e ritos de passagem
Um dia veio ter comigo um estudante para pedir a minha orientação científica numa sua tese doutoral. Era angolano, da Diocese de Ondjiva, capital da província de Cunene, junto à fronteira com a Namíbia, mesmo no sul de Angola. Desejava fazer uma tese que respondesse a uma preocupação pastoral sentida na sua diocese. O povo daquela região de Angola continuava muito agarrado aos ritos tradicionais de passagem. E porque não tinham resposta da Igreja, iam fazer os ritos de passagem noutra região, uma vez que havia uma interdição formal da parte da diocese a respeito destes ritos, considerados pagãos, dos quais os filhos da Igreja deviam afastar-se, não podiam praticá-los. Então, ele pensava se não seria possível adaptar os sacramentos aos ritos de passagem, como se fala na teologia da inculturação à luz do que prevê a exortação apostólica Evangelii Nuntiandi, de Paulo VI (08.12.1975). Que pontes seria possível fazer entre a teologia sacramental e a prática pastoral dos ritos de passagem da cultura do povo da província de Cunene, no sul de Angola? Esta era a sua questão. Que eu acolhi, mas propondo-lhe outra metodologia.
Conforme a doutrina definida dogmaticamente pelo Concílio de Trento, no decreto sobre a comunhão sob as duas espécies e das crianças, de 16 de Julho de 1562, a Igreja não tem poder para tocar na substância dos sacramentos (DS 1728), pois todos têm origem divina, foram instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas os sacramentos não são tudo na Igreja. Há os sacramentais, ritos instituídos pela Igreja, que expandem a graça sacramental para todas as situações da vida. São as bênçãos e os exorcismos. Então, propus-lhe que procedesse a uma investigação cuidadosa dos ritos de passagem na sua cultura tradicional e visse se, através dum processo de purificação de tudo o que neles houvesse de paganismo, de magia e de superstição, se podiam enquadrar na categoria dos sacramentais. O estudante aceitou o desafio e a sua tese de doutoral foi defendida com sucesso.
Esta experiência académica fez-me prestar mais atenção aos sacramentais, muito particularmente as bênçãos, que são acompanhadas com a aspersão da água benta temperada com sal. Infelizmente, estes sacramentais caíram muito em desuso. Veja-se o caso da água benta, que havia à entrada de todas as igrejas, numa pia apropriada para o efeito. As pias ainda lá estão, mas secas, vazias! O rito simples de molharmos a mão na pia de água benta e fazermos o sinal da cruz invocando a Santíssima Trindade, recordava-nos o Baptismo, pelo qual entrámos na Igreja, e, pelo renascimento da água, nos tornámos filhos de Deus e da Igreja mãe.
A Igreja asperge com água benta os fiéis em tantas circunstâncias de vida, que são em muitos casos ritos de passagem, até ao último, da última viagem, quando sobre os restos mortais for aspergida a água benta na encomendação final antes da sepultura. Entretanto, a água benta foi substituída pelo gel, que está disponível por toda a parte, nas igrejas e até sobre o altar!… Muitos padres já não fazem o rito do Lavabo, um rito penitencial de purificação, preparatório para a grande oração, mas não dispensam o gel.
Há verdades esquecidas que é preciso recuperar, que o meu aluno angolano da Diocese de Ondjiva me ajudou a recordar. Os sacramentais – as bênçãos e os exorcismos – são muito importantes na vida cristã, para que todas as situações da vida sejam santificadas pela graça sacramental. O estudante, agora já formado com o grau de Doutor em Teologia, regressou à sua diocese e lá está a consagrar, com a bênção de Deus, os ritos de passagem daquele seu povo simples e bom!
Pe. José Jacinto Ferreira de Farias, scj
Assistente Espiritual da Fundação AIS
ORAR
Folha de Oração "Sementes de Esperança"
Caso pretenda receber gratuitamente a Folha de Oração "Sementes de Esperança" em sua casa, preencha o formulário:
"*" indica campos obrigatórios
ORAR
Edições anteriores
Acenda uma vela
A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.
Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.
Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.