Três Arcanjos

ORAR

Oração aos Três Arcanjos

Três Arcanjos

Origens

Os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael são investidos de cargos diferentes. Celebrados antigamente em datas diferentes, com as reformas do Concílio Vaticano II são agora recordados num só dia. A memória litúrgica ocorre a 29 de Setembro. 

A Bíblia lembra-os com missões específicas: Miguel, o adversário de Satanás; Gabriel, o anunciador; e Rafael, o ajudante. O título de arcanjo deriva da ideia de uma corte celestial na qual os anjos estão presentes de acordo com diferentes graus e dignidades. 

Os Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael ocupam as esferas mais altas das hierarquias angélicas. Têm a tarefa de conservar a transcendência e o mistério de Deus, ao mesmo tempo que tornam presente e perceptível a sua proximidade salvífica.

São Miguel, o Príncipe que luta contra o mal

Um dos mais poderosos arcanjos da Bíblia, Miguel é bem conhecido pelas suas proezas guerreiras e é descrito como “um grande príncipe” no livro de Daniel. Várias histórias bíblicas ilustram como ele luta corajosamente contra forças espirituais malignas, como em Judas, onde disputa com o demónio o corpo de Moisés, e no Apocalipse, onde lidera os outros anjos na batalha contra o dragão malvado.

“Então começou a guerra no céu; Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão. O dragão e os seus anjos ripostaram, mas não prevaleceram e já não havia lugar para eles no céu.” (Ap 12,7-8)

São Gabriel, o mensageiro de Deus

Possivelmente o anjo mais conhecido da Bíblia, Gabriel é conhecido por transmitir mensagens importantes ao povo de Deus. Teve o privilégio de aparecer a Maria para lhe revelar que ela daria à luz o Menino Jesus.

“Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.

Ao entrar em cada dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»

Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, achaste graça diante de Deus. Hás de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reino não terá fim.» (Lc 1,26-22)

Gabriel também informou Zacarias que a sua mulher Isabel (prima de Maria) daria à luz um filho – João Batista, que prepararia o caminho do Senhor.

São Rafael, a medicina de Deus

A história do arcanjo Rafael é narrada no Livro de Tobias, na época da revolta dos Macabeus. O núcleo central do livro é a viagem empreendida por Tobias para recuperar, numa terra distante, um crédito do pai que se tornou indigente, com o acompanhamento de outro viajante.

Durante uma paragem junto ao rio Tigre, um grande peixe atacou o jovem, que se assustou, mas, depois, encorajado pelo viajante — que era o arcanjo Rafael disfarçado —, pegou no peixe, do qual, sempre por orientação do viajante, arrancou o coração, o fígado e a bílis do peixe e os colocou no alforje.

Quando estavam quase a chegar ao destino final, o Arcanjo insistiu para que Tobias se hospedasse na família de alguns parentes, onde conheceu a sua prima Sara, que a lei de Moisés lhe reservou como esposa. A jovem já estava comprometida com sete homens, todos assassinados no tálamo nupcial pelo demónio Asmodeus, por ciúme da jovem. Sara casou-se com Tobias. A nova tentativa de Asmodeus foi derrotada pelo coração e o fígado do peixe, que o viajante sugeriu colocar num braseiro, para que o fumo afugentasse o demónio.

Depois do casamento, Tobias voltou para a casa paterna e quis recompensar o viajante por toda a sua ajuda. Chamando à parte o pai e o filho, o viajante revelou a sua identidade. Explicou-lhes que, devido às orações e caridade deles, tinha sido enviado por Deus para curá-los e guiá-los. E, falando de si mesmo, disse-lhes: «Eu sou Rafael, um dos sete Anjos, sempre prontos para entrar na presença da majestade do Senhor». (Tb 12,15)

Oração

“Pelos Arcanjos,
pedimos a proteção da nossa Igreja,
das nossas famílias, do nosso trabalho e saúde.
Onde houver o mal,
defendei-nos e protegei-nos,
e ao mesmo tempo iluminai-nos contra toda a tentação do demónio.
Sede nossos companheiros e amigos
na caminhada rumo ao Céu.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!”

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!

fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.