ORAR

Novena a São Judas Tadeu

São Judas Tadeu tornou-se o santo padroeiro das “Causas Impossíveis”. Toda a devoção a São Judas parou entre os anos 500 e 1700, aproximadamente. Nesta altura, difundiu-se a ideia de que se se rezasse a São Judas, as orações poderiam ser dirigidas a Judas Iscariotes, o traidor, e então não seriam ouvidas.

Por volta de 1700, a devoção ao santo recomeçou quando, sem explicação, em todo o mundo, as pessoas começaram a rezar pedindo-lhe ajuda nos momentos mais desesperados, depois de terem recorrido a todos os santos, sem verem as suas preces atendidas. Hoje, os Católicos recorrem à sua intercessão em momentos de extrema necessidade.

Este Apóstolo e Mártir tem ajudado inúmeras almas através da sua epístola no Novo Testamento e das suas intercessões em favor daqueles que procuram a sua ajuda em tempos de provação.

Reze as orações da novena:

Quem foi São Judas?

São Judas foi um dos colaboradores mais íntimos de Cristo, fazendo parte do grupo dos doze Apóstolos, um termo grego que significa “aquele que é enviado”. Embora Cristo tivesse muitos discípulos, a missão dos Apóstolos de levar a mensagem cristã ao mundo era única pela autoridade que detinham. “Nomeou doze, a quem também deu o nome de apóstolos, para que estivessem com ele e os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demónios” (Mc 3,14-15).

Para o distinguir do outro apóstolo Judas – o infame traidor Judas Iscariotes, a quem até o Senhor se refere como “o filho da perdição” (João 17,12) – o seu nome é muitas vezes escrito como São Judas Tadeu, seguindo o uso do seu “apelido” (Mt 10,3; Mt 3,18).

A confusão de haver dois Judas era uma preocupação mesmo nos tempos do Novo Testamento. O Evangelho de João contém a única frase que São Judas Tadeu pronuncia nas Escrituras, e João faz questão de acrescentar uma nota de esclarecimento quando o cita: «Judas (não o Iscariotes) disse-lhe: ‘Senhor, porque te hás-de manifestar a nós e não te manifestarás ao mundo?’» (Jo 14,22). João quer que não restem dúvidas de que a pergunta partiu do santo Apóstolo e não do traidor.

O Novo Testamento refere-se a Judas como “o irmão de Jesus” em duas passagens (Mt 13,55; Mc 6,3). No entanto, isso não significa que Judas era irmão de sangue do Senhor. A palavra grega para irmão também pode significar “primo”, “membro da família”, ou mesmo apenas “conhecido”.

O Padre da Igreja, Papias de Hierápolis (c. 70-163 d.C.), informa-nos na sua obra, Exposição dos ditos do Senhor, que Judas é filho de Maria de Cléofas, uma das mulheres ao pé da cruz durante a crucificação de Nosso Senhor (Jo 19,25). Mas Papias também afirma que Maria de Cléofas era irmã de Maria, a mãe do Senhor, o que faz de Judas primo do Senhor.

Na sua Epístola, Judas identifica-se como “o irmão de Tiago” (Jd 1). Fá-lo porque o seu irmão, São Tiago Menor, também Apóstolo, ocupava a posição muito proeminente de Bispo de Jerusalém e era conhecido por toda a comunidade cristã. Ao identificar-se desta forma, o Judas menor dá a conhecer a sua pessoa e a sua autoridade a todos.

Sabemos que Judas foi muito activo na sua actividade apostólica. Alguns pormenores sobreviveram aos séculos. Alguns registos indicam que ele pregou na Mesopotâmia, incluindo o actual Iraque e partes do actual Irão, Kuwait, Síria e Turquia.

Primeiro dia

Ámen.

Santíssimo São Judas – apóstolo, mártir e amigo de Jesus, hoje peço-vos que rezeis por mim e pelas minhas intenções!

(Mencionar intenção)

Sois o patrono do impossível. Rezai por mim e pelas minhas intenções! Ó São Judas, rogai para que a graça e a misericórdia de Deus cubram as minhas intenções. Rezai pelo impossível, se for a vontade de Deus.

Rezai para que eu tenha a graça de aceitar a santa vontade de Deus, mesmo que seja dolorosa e difícil para mim.

São Judas, que amastes o Senhor, ajudai-me a amá-lo mais.

São Judas, rogai por mim, para que eu cresça na fé, na esperança, no amor e na graça de Jesus Cristo. Rezai por estas intenções, mas sobretudo rezai para que eu possa juntar-me a vós no Céu com Deus por toda a eternidade. Ámen.

Segundo dia

(Mencionar intenção)

São Judas, pedi que eu tenha o vosso zelo em pregar o Evangelho.

São Judas, rogai por mim, para que eu cresça na fé, na esperança, no amor e na graça de Jesus Cristo. Rezai por estas intenções, mas sobretudo rezai para que eu possa juntar-me a vós no céu com Deus por toda a eternidade. Ámen.

Terceiro dia

(Mencionar intenção)

São Judas, que trabalhastes durante anos, rezai para que eu tenha paciência nas minhas lutas.

Quarto dia

(Mencionar intenção)

São Judas, que sois conhecido por responder a causas perdidas, rezai pelas minhas necessidades mais impossíveis.

Quinto dia

(Mencionar intenção)

São Judas, que vos sacrificastes pelo Reino de Deus, rezai para que eu me sacrifique como vós.

Sexto dia

(Mencionar intenção)

São Judas, rogai para que eu possa conhecer a vontade de Deus na minha vida.

Sétimo dia

(Mencionar intenção)

São Judas, pedi que eu confie em Deus, que conhece as minhas necessidades melhor do que eu e que as providencia.

Oitavo dia

(Mencionar intenção)

São Judas, rogai por mim, para que eu não perca a esperança.

Nono dia

(Mencionar intenção)

São Judas, rogai por mim, para que eu não perca a fé.

fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.