ORAR

Novena a São João Bosco

São João Bosco, mais conhecido por Dom Bosco, nasceu em 16 de Agosto de 1815 na pequena localidade de Becchi, perto de Turim, no norte de Itália, numa família camponesa humilde. Órfão de pai ainda menino, foi criado com grande devoção pela mãe, que influenciou profundamente a sua fé e carácter. Desde cedo revelou um grande amor pelos jovens e um notável dom para os atrair: entretinha-os com truques e jogos, terminando muitas vezes com um pequeno ensinamento ou oração que aprendera na Missa.

Sentindo um forte chamamento à vida sacerdotal, trabalhou desde muito jovem em diversos ofícios para poder sustentar os seus estudos. Foi ordenado sacerdote em 1841 em Turim e dedicou-se imediatamente aos rapazes mais pobres e desamparados, organizando encontros, instrução e actividades recreativas num espírito de fraternidade e amor.

Movido por esta missão educativa, Dom Bosco fundou em 1859 a Sociedade de São Francisco de Sales, hoje conhecida como Congregação Salesiana de Dom Bosco, cuja obra rapidamente se espalhou pela Europa e pelo mundo, centrando-se na formação humana e cristã dos jovens.

Com Santa Maria Mazzarello, criou também a congregação das Filhas de Maria Auxiliadora para o mesmo fim entre as raparigas. A pedagogia por ele concebida, o «sistema preventivo», baseia-se na razão, na religião e na amabilidade, procurando prevenir os erros antes que eles ocorram através do amor e da presença educativa.

Dom Bosco faleceu em 31 de Janeiro de 1888 em Turim, deixando um legado de educação, fé e serviço à juventude que permanece vivo em escolas, oratórios e obras sociais em dezenas de países.

Orações iniciais

para todos os dias

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

℣. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado,
℟. E renovareis a face da terra.

Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Ámen.

Oração a Dom Bosco

Ó Glorioso São João Bosco, quando estáveis nesta terra, não havia ninguém que, acudindo a vós, não fosse por vós mesmo benignamente recebido, consolado e ajudado. Agora no céu, onde a caridade atinge a perfeição, quanto deve arder vosso grande coração em amor aos necessitados! Vede, pois, as minhas presentes necessidades e ajudai-me, obtendo-me do Senhor a graça…(pede-se a graça).

Também vós haveis experimentado durante a vida as privações, as enfermidades, as contradições, a incerteza do porvir, as ingratidões, as afrontas, as calúnias, as perseguições e sabeis que coisa é sofrer. Por isso, ó Dom Bosco santo, volvei até mim vosso bondoso olhar e obtende do Senhor quanto vos peço, se for vantajoso para minha alma; e se assim não o for, obtende alguma outra graça que me seja ainda mais útil e uma conformidade filial à Divina Vontade em todas as coisas, ao mesmo tempo que uma vida virtuosa e uma santa morte. Ámen.

1º Dia

“Quereis que o Senhor vos conceda muitas graças? Visitai-o frequentemente.
Quereis que Ele vos conceda poucas? Visitai-o raramente.”

Glorioso São João Bosco, pelo amor ardente que tivestes a Jesus Sacramentado e pelo zelo com que propagastes o seu culto, sobretudo com a assistência da Santa Missa, com a Comunhão frequente e com a visita quotidiana ao Santíssimo Sacramento; alcançai-nos a graça de crescer cada vez mais no amor e na prática de tão santas devoções, e de terminar os nossos dias fortalecidos e confortados pelo celestial alimento da Divina Eucaristia.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

2º Dia

“Quem confia em Maria nunca ficará desiludido.”

Glorioso São João Bosco, pelo amor que tivestes à Virgem Auxiliadora, vossa mãe e mestra; alcançai-nos uma verdadeira e constante devoção a tão dulcíssima Mãe, a fim de que, como seus filhos devotíssimos, possamos merecer o seu valioso patrocínio nesta vida e de um modo especial na hora de nossa morte.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

3º Dia

“A oração é o primeiro alimento, como o pão é o alimento do corpo.
Há que rezar com uma ilimitada esperança de ser ouvidos.”

Glorioso São João Bosco, pelo amor filial que tivestes à Santa Igreja e ao Sumo Pontífice, a quem defendestes constantemente; alcançai-nos a graça de ser sempre dignos filhos da Igreja Católica, e de amar o Papa e venerar nele a infalibilidade de Vigário de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

4º Dia

“Em cada manhã entregai a Deus as ocupações do dia; e fazei cada coisa como se fosse a última da vossa vida.”

Glorioso São João Bosco, pelo amor que tivestes à Virgem Auxiliadora, vossa mãe e mestra; alcançai-nos uma verdadeira e constante devoção a tão dulcíssima Mãe, a fim de que, como seus filhos devotíssimos, possamos merecer o seu valioso patrocínio nesta vida e de um modo especial na hora de nossa morte.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

5º Dia

“A oração faz violência ao coração de Deus.”

Glorioso São João Bosco, vós que, a fim de continuar a estender sempre mais o vosso santo apostolado, fundastes a Sociedade Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; fazei que os membros destas duas famílias religiosas estejam sempre cheios do vosso espírito e sejam fiéis imitadores das vossas heroicas virtudes.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

6º Dia

“Dom Bosco, na sua vida, jamais será capaz de afastar quem lhe peça para ficar com ele.”

Glorioso São João Bosco, vós que a fim de obter no mundo mais abundantes frutos de exercício da fé e de terníssima caridade, instituístes a União dos Cooperadores Salesianos; fazei que estes sejam sempre modelos das virtudes cristãs e providenciais ajudantes das vossas obras.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

7º Dia

“Ajuda sempre os teus colegas. Mesmo que te custe sacrifício. A santidade está toda aqui.”

Glorioso São João Bosco, vós que amastes com amor inefável a todas as almas, e que para salvá-las enviastes os vossos filhos até aos últimos confins da terra; fazei que também nós pensemos continuamente na salvação das nossas almas e cooperemos com todos os meios possíveis para salvar tantos pobres irmãos nossos.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

8º Dia

“Amem muito a castidade. Lembrem-se, para conservá-la é precioso trabalhar e rezar.”

Glorioso São João Bosco, vós que amastes com um amor de predileção a bela virtude da pureza, e a tomastes como exemplo, com a palavra e com os escritos; fazei que também nós, enamorados de tão indispensável virtude, a pratiquemos constantemente e a difundamos com todas as nossas forças.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

9º Dia

“Quem perseverar até ao fim, será salvo.”

Glorioso São João Bosco, vós que fostes sempre tão compassivo com as humanas desventuras, dirigi um olhar a nós, tão necessitados do vosso auxílio. Fazei descer sobre nós e sobre as nossas famílias as maternais bênçãos de Maria Auxiliadora; alcançai-nos todas aquelas graças espirituais e temporais de que necessitamos: intercedei por nós na vida e na morte, a fim de que possamos cantar eternamente as divinas misericórdias no Paraíso Celestial.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Orações finais

para todos os dias

Ó Deus, que suscitaste São João, vosso Confessor, como pai e mestre dos jovens e por ele, auxiliado pela Virgem Maria, quisestes florescessem novas famílias na vossa Igreja, concedei, nós vos pedimos, que, inflamados pelo mesmo fogo da caridade, busquemos as almas e a vós somente sirvamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora (composta por São João Bosco)

Ó Maria, Virgem poderosa, vós, grande e ilustre defensora da Igreja; vós, Auxílio maravilhoso dos Cristãos, vós, terrível como um exército em ordem de batalha; vós, que, sozinha, destruístes toda heresia no mundo inteiro; nas angústias, nas lutas, nas aflições, defendei-nos do inimigo; e, na hora da morte, acolhei a nossa alma no Paraíso! Ámen.

fatima sidebar crop

Acenda uma vela

A CAPELA VIRTUAL da Fundação AIS, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, é um lugar de oração.

Um lugar para apresentar as suas intenções a Deus através de Nossa Senhora, nossa Mãe.

Convidamos todos a rezar e a acender uma vela pelos Cristãos perseguidos, ou por uma intenção pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

“Caros amigos, agradeço a cada um de vós por esta obra de solidariedade. Não se cansem de fazer o bem, pois o vosso serviço dá fruto em inúmeras vidas e dá glória ao nosso Pai do Céu.”

PAPA LEÃO XIV

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.