NIGÉRIA: Um segurança morto e três seminaristas raptados em ataque a seminário em Ivhiaro, Diocese de Auchi

A Fundação AIS condena, de forma veemente, o violento ataque na passada quinta-feira, dia 10, ao Seminário Menor da Imaculada Conceição, em Ivhiaro, Diocese de Auchi, Estado de Edo, na Nigéria. No ataque, morreu um agente de segurança e foram sequestrados três jovens seminaristas. Em Outubro do ano passado, noutro ataque ao seminário, o próprio reitor foi raptado e esteve em cativeiro durante 11 dias…

O ataque ao seminário Menor da Imaculada Conceição, na Diocese de Auchi, ocorreu por volta das 21 horas de quinta-feira, dia 10 de Julho, quando vários homens armados invadiram as instalações aos tiros.

De acordo com um comunicado emitido pela Diocese, e enviado para a Fundação AIS Internacional, o elemento oficial de segurança, que estava no local, Christopher Aweneghieme, foi morto pelos atacantes, enquanto três seminaristas foram raptados “e levados para as matas” situadas na região. Os restantes estudantes foram temporariamente realojados num local seguro, enquanto as autoridades reforçaram as medidas de segurança na zona onde se situa o seminário.

Até ao momento, “infelizmente”, sublinha o Padre Peter Eigelewa, director de comunicação da Diocese de Auchi, não foi possível estabelecer qualquer comunicação com os sequestradores.

SOLIDARIEDADE DA FUNDAÇÃO AIS

Mal se soube do incidente, o Bispo de Auchi, D. Gabriel Dunia, exortou todos os sacerdotes da diocese a celebrarem missas e apelou aos fiéis para rezarem o Santo Rosário para a protecção divina de todo o Estado de Edo e da Nigéria.

A Fundação AIS junta-se à Diocese de Auchi e à família enlutada de Christopher Aweneghieme, que é mais uma vítima da violência contra a Igreja na Nigéria, e apela também à oração de todos os seus benfeitores e amigos pelo descanso da sua alma e pela libertação segura e rápida dos seminaristas sequestrados. “Estamos solidários com as famílias afectadas e com a comunidade cristã, que continua a sofrer as consequências da violência e da instabilidade”, afirma Maria Lozano, responsável internacional de comunicação da fundação pontifícia.

O Seminário Menor da Imaculada Conceição, fundado em 2006, formou até hoje já mais de 500 jovens para o sacerdócio e continua a ser um farol de esperança para a comunidade católica local.

SEMINÁRIO ATACADO JÁ EM OUTUBRO

Este não foi o primeiro incidente do género a ocorrer neste seminário. Em 27 de Outubro do ano passado, o próprio reitor, o Padre Thomas Oyode, foi sequestrado tendo permanecido em cativeiro ao longo de 11 dias. O caso revelou a coragem deste sacerdote, como a Fundação AIS então noticiou.

O Padre Thomas terá mesmo suplicado aos criminosos para ser levado em vez de dois estudantes que estavam já a ser conduzidos para fora das instalações do seminário pelos homens armados que entraram no edifício aos tiros. O reitor “saiu do pátio e, quando se viu perante os bandidos com os dois estudantes como reféns, suplicou aos criminosos que os libertassem, oferecendo-se em seu lugar”. O pedido do reitor foi atendido “e ele foi trocado pelos dois estudantes, sendo depois arrastado pelos bandidos para o mato”, como descreveu também na altura o portal de notícias do Vaticano.

A Nigéria está a sofrer já há algum tempo uma onda de violência orquestrada por gangues cujos membros realizam ataques indiscriminados, sequestros para pedir resgate e, em alguns casos, assassinatos. O Boko Haram, um grupo que supostamente pretende transformar este país mais populoso de da África numa nação islâmica, especialmente a região norte, onde actua desde 2009, e os pastores nómadas Fulani, também cada vez mais radicalizados, são uma ameaça constante e muito concretamente para a comunidade cristã.

Paulo Aido e Maria Lozano

Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

A liberdade religiosa na Nigéria está gravemente ameaçada. As vítimas são predominantemente cristãs, mas também muçulmanas e de religiões tradicionais, líderes religiosos e fiéis que sofrem às mãos dos terroristas, grupos armados jihadistas e criminosos nacionais e transnacionais.

NIGÉRIA

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.