MIANMAR: Fundação AIS apela à oração pelo novo bispo do Estado de Kayah

A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lança um apelo à oração por ocasião da ordenação episcopal, amanhã, 29 de junho, festa dos Santos Pedro e Paulo, de D. Celso Ba Shwe como bispo de Loikaw, capital do Estado de Kayah, em Mianmar.

Kayah, que tem uma população cristã considerável, é um dos lugares mais afectados pelos violentos conflitos militares que têm afectado o país desde o golpe de Estado de 1 de fevereiro de 2021. Neste momento difícil para o país, D. Celso Ba Shwe, atualmente administrador de Loikaw, sucederá a D. Stephen Tjephe, falecido há mais de dois anos. O bispo eleito demonstrou a sua coragem e força quando desempenhou o papel de mediador entre os manifestantes desarmados, incluindo muitos cristãos, e as forças de segurança no início dos confrontos e protestos em Loikaw, em maio de 2021.

A Fundação AIS agradece a Deus pelo seu empenhamento e serviço aos mais pobres e marginalizados durante todo este tempo.

Devido à guerra que prevalece, apenas alguns fiéis, sacerdotes e religiosos poderão participar na consagração e instalação episcopal, pelo que a Fundação AIS pede a todos os seus benfeitores e amigos que se unam em oração especial na quinta-feira, dia 29, festa dos dois grandes apóstolos mártires, como expressão de proximidade e apoio tanto ao novo bispo como a toda a comunidade de Loikaw, para que possam sentir a comunhão de todos os fiéis e ser abraçados pela família da Igreja universal.

De todos os cantos do mundo, peçamos ao Espírito Santo que derrame abundantemente os seus sete dons – conselho, sabedoria, entendimento, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus – para sustentar D. Celso na sua difícil tarefa.

Rezemos por Mianmar, pelo seu povo, pela comunidade cristã, pelos sacerdotes e religiosos do Estado de Kayah e por D. Celso, bispo e pastor da diocese de Loikaw.

ML | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

Relatório da Liberdade Religiosa

Enquanto os direitos humanos, incluindo os direitos iguais das diversas comunidades étnicas e tradições religiosas de Mianmar, não forem respeitados, as perspectivas para a liberdade religiosa em Mianmar são terríveis. Espera-se que a perseguição continue e se intensifique, com mais atrocidades e crises humanitárias a chegar.

MIANMAR

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.”
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.