MALÁUI: Uma nova capela para os Católicos na missão de São José aldeia de Mathoto

PROJECTOS

São José é uma missão católica em Mathotho pertencente à Paróquia de Nkhate. A aldeia está situada no sul do Maláui, na Diocese de Chikwawa, numa área longínqua e subdesenvolvida do país montanhoso. O povo de Mathoto é materialmente pobre, mas forte na fé. Ao todo, há 900 famílias católicas na comunidade.

Os Católicos de Mathotho sempre ansiaram ter uma pequena igreja, pois é um longo caminho até ao centro paroquial de Nkhate – uma caminhada de 20 km para quem quiser assistir à Missa de Domingo. Será desnecessário dizer que este é um desafio que somente os mais novos e os adultos mais saudáveis podem enfrentar. Para os menos capazes, os idosos, as grávidas, as crianças e os muitos outros já cansados pelo trabalho físico árduo que têm de fazer simplesmente para sobreviver, a viagem é simplesmente demasiado longa.

Foi assim, em 1970, que eles construíram a sua primeira capela da aldeia. De palha colmada e lama. Devido aos materiais fracos, teve de ser reconstruída a cada dois ou três anos. Em 1980 construíram uma capela de tijolos, mas mais uma vez apenas com materiais disponíveis localmente e não muito sólida. Por esta altura, há grandes fissuras nas paredes e a água infiltra-se durante a estação chuvosa. Com o tempo, os danos tornaram-se ainda maiores e nos últimos dois anos o edifício tem estado inutilizável. Além disso, tornou-se, de qualquer forma, demasiado pequeno para a crescente comunidade católica.

Portanto, actualmente as liturgias e os encontros de oração têm de ser realizadas ao ar livre, sob uma árvore. Mas está longe de ser uma solução satisfatória e, em todo o caso, é completamente impossível ficar fora durante a chuva torrencial das monções. Esta vigorosa e próspera comunidade católica precisa de uma igreja adequada para o culto. Mas os fiéis estão tristes porque sabem que, com os seus próprios recursos, nunca angariarão dinheiro suficiente para construir tal igreja. Assim, o Pe. Samson Kayuni, o pároco, recorreu à AIS para apoio, tanto material como espiritual, sob a forma de oração. Ele escreve: “Quando nos levantarmos aos Domingos para ir à Santa Missa, para santificar o nosso dia, lembremo-nos nas nossas orações destes fiéis que não podem fazer o mesmo porque não têm um lugar de abrigo onde se possam reunir para rezar.”

Ele espera que a construção da nova capela traga grandes mudanças, “Estamos confiantes de que muitas almas irão voltar para Deus, através da presença de Jesus entre elas, e que haverá também desenvolvimento social, pondo fim à imoralidade e à pobreza, e trazendo um sentido de comunidade pacífica. Em suma, a salvação das almas é o sentido e o objectivo final da existência da Igreja no mundo.”

Os fiéis católicos contribuirão com o seu próprio trabalho e apoio físico para a construção da igreja. E também fornecerão toda a areia necessária. A AIS prometeu uma contribuição de 11.900 €.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.