LISBOA: Presidente concede ‘Alto Patrocínio” à Fundação AIS para lançamento do Relatório sobre liberdade religiosa

É a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa concede o seu “Alto Patrocínio” para uma iniciativa da Fundação AIS em Portugal.

A cerimónia de apresentação pública do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo [RLRM], que vai decorrer amanhã, dia 22 de Junho, em Lisboa, tem o “Alto Patrocínio” do Presidente da República. Esta é a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa concede esta prerrogativa à Fundação AIS, depois de ter o ter feito, em 2016, para a campanha “Seja a Misericórdia de Deus” e para o lançamento do RLRM, que é publicado a cada dois anos. A concessão do Alto Patrocínio é um privilégio do mais alto magistrado da nação que faz uso dos “atributos simbólicos” como forma de “promover, incentivar e mobilizar o País e os cidadãos perante os desafios e oportunidades que se colocam no caminho de Portugal”.

“Palavra de gratidão”

Marcelo Rebelo de Sousa teve ainda outros gestos de grande proximidade para com a fundação pontifícia, nomeadamente em Setembro de 2020, por ocasião dos 25 anos da presença da AIS no nosso país, quando enviou uma vídeo-mensagem de saudação pelo trabalho realizado em favor da liberdade religiosa e da democracia. “Pessoalmente, conhecendo esta Fundação, junto uma nota que tem a ver com a sua presença nos meios mais carenciados, socialmente mais dependentes, e, por outro lado, na sua abertura de espírito às causas humanitárias, sociais, ligadas às dependências da cultura, do ensino, da economia, mas também do trabalho.

Tudo isso tem a ver com a liberdade religiosa”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa nessa mensagem. O chefe de Estado deixou ainda uma “palavra de gratidão”, pessoal e institucional, à “instituição que, de forma desinteressada, tem contribuído para aprofundar a democracia em todos os seus sentidos em Portugal”. No ano anterior, 2019, durante uma deslocação como peregrino ao Santuário de Fátima, por ocasião das celebrações de 12 de Maio, Marcelo Rebelo de Sousa visitou as instalações locais da Fundação AIS, tendo destacado a presença da instituição pontifícia junto do Santuário mariano e manifestando dessa forma também a simpatia pela Ajuda à Igreja que Sofre, que tem como missão principal a defesa da liberdade religiosa e o apoio aos Cristãos perseguidos no mundo.

São Bento abre portas à Fundação AIS

Em Portugal, a sessão de lançamento do Relatório sobre a Liberdade Religiosa da Fundação AIS, no Palácio de São Bento, vai contar com a presença de Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República; com o testemunho do padre espiritano Bernard Adukwu, oriundo da Diocese de Idah, na Nigéria; do presidente da Comissão para a Liberdade Religiosa, Vera Jardim; e do ‘publisher’ da Rádio Observador, José Manuel Fernandes, que fará a análise às principais conclusões do documento.

O Relatório, que já vai na décima sexta edição, é produzido a nível internacional por uma equipa pluridisciplinar e coordenado pela fundação pontifícia. Publicado de 2 em 2 anos, em vários idiomas e difundido em mais de duas dezenas de países, é o único estudo a nível internacional realizado por uma instituição católica que regista as violações ao nível dos direitos humanos, nomeadamente o direito fundamental da liberdade religiosa em todo o mundo, examinando a situação de todas as religiões numa análise a 196 países.

O estudo examina a situação em todos os países, realçando as práticas jurídico-institucionais restritivas e os casos socioculturais ou ideológicos que envolvam qualquer tipo de imposição, coerção, violação ou perseguição de indivíduos com base na sua religião, na sua fé ou nas suas convicções. Durante a sessão, que contará também com a presença de Catarina Martins de Bettencourt, directora do secretariado português da Fundação AIS, e terá início pelas 19 horas, será exibido um vídeo produzido pela Ajuda à Igreja que Sofre AIS com as principais conclusões do Relatório. A sessão terá transmissão em directo pelas redes sociais da Fundação AIS.

No período em análise não se registaram casos significativos de discriminação por motivos religiosos nem abusos da liberdade religiosa que pudessem ser imputáveis ao Estado ou a outras entidades governamentais. Além disso, certos fenómenos nas sociedades ocidentais chegaram a Portugal, nomeadamente a progressiva marginalização da religião na vida pública e a legalização de certas práticas, como a eutanásia, que são contrárias aos princípios de várias religiões.

PORTUGAL