ÍNDIA: “Mão amiga” da Fundação AIS permite a sobrevivência do clero na pobre diocese de Tezpur

ÍNDIA: “Mão amiga” da Fundação AIS permite a sobrevivência do clero na pobre diocese de Tezpur

NOTÍCIAS

ÍNDIA: “Mão amiga” da Fundação AIS permite a sobrevivência do clero na pobre diocese de Tezpur

Terça-feira · 19 Janeiro, 2021

É uma região conhecida pela sua produção de chá. A diocese de Tezpur, situada no extremo nordeste da Índia, é muito pobre. A comunidade católica, bastante pequena, tem apenas cerca de 195 mil fiéis face aos 84 milhões de habitantes do estado de Assam em que está inserida. A maioria pertence a vários grupos tribais indígenas e trabalha nas plantações de chá ou dedica-se à agricultura. Praticamente não há outras oportunidades de trabalho e o desemprego é, por isso, bastante elevado.

Nesta região da Índia, é difícil às famílias a fuga ao ciclo vicioso e dramático do desemprego e da pobreza. Os níveis de alfabetização são também muito baixos e tudo parece contribuir para uma vida muito difícil para as populações locais. As casas são normalmente apenas pequenas cabanas insalubres, não havendo na maioria das aldeias nem electricidade nem água corrente nem sequer transporte público.

É neste cenário tão duro e difícil que a Igreja Católica tem procurado cumprir a sua missão. Os 113 sacerdotes da diocese de Tezpur não têm mãos a medir face a tantas situações de auxílio com que são confrontados diariamente. É uma tarefa muito difícil. O Bispo de Tezpur pediu ajuda à Fundação AIS para que o clero local possa responder positivamente às necessidades mais básicas que se colocam à comunidade cristã local.

ÍNDIA: “Mão amiga” da Fundação AIS permite a sobrevivência do clero na pobre diocese de Tezpur
É uma região conhecida pela sua produção de chá.

D. Michael Akasius Toppo escreveu uma carta em que pede ajuda à “mão amiga” da Fundação AIS. “Estamos a tentar levar a mensagem redentora de Cristo aos povos de todas as tribos e línguas, mas precisamos de uma mão amiga. Estamos confiantes de que o vosso precioso apoio aos nossos sacerdotes, e, portanto, também às suas comunidades Católicas, será um grande incentivo.”

Como ajuda concreta, o prelado pede apoio através de estipêndios de Missa. “Os nossos sacerdotes ficar-vos-ão eternamente gratos e lembrar-se-ão de vós e de todos os nossos benfeitores no altar do Senhor.”

Para muitos padres das regiões mais pobres do mundo, como é o caso desta diocese no nordeste da Índia, esta é uma ajuda essencial para a sua sobrevivência e para a manutenção da presença da Igreja junto dos mais necessitados.

PA | Departamento de Informação da Fundação AIS | info@fundacao-ais.pt

PARTILHAR ESTE ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Relatório da Liberdade Religiosa

O relatório da Fundação AIS analisa a situação da liberdade religiosa em 196 países. É um dos quatro relatórios sobre a situação da liberdade religiosa a nível mundial, sendo o único relatório não governamental na Europa que tem em conta a doutrina social católica.

196 PAÍSES

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.