PROJECTOS

ÍNDIA: Ajuda para a construção de uma casa paroquial e de uma capela

A Diocese de Bettiah situa-se no extremo nordeste da Índia, na região fronteiriça com o Nepal, uma das regiões mais pobres do país. A diocese foi criada em 1895. Inicialmente, havia aqui apenas algumas famílias católicas, mas gradualmente outras foram-se estabelecendo. Logo desde o início, a Igreja Católica preocupou-se sobretudo com os pobres e necessitados, independentemente da sua religião ou estatuto de casta.

E a necessidade é realmente grande, até aos dias de hoje. Na época das chuvas, a maioria das pessoas cultiva os pequenos terrenos que possui, mas as colheitas que obtêm não são suficientes para viver. Durante o resto do ano, a maioria é obrigada a trabalhar como jornaleiros, trabalhando para outros. Poucas pessoas sabem ler e escrever, e o sistema de castas e o sistema de dote estão ambos ainda muito difundidos, o último colocando uma imensa carga financeira sobre as famílias.

ÍNDIA: Ajuda para a construção de uma casa paroquial e de uma capela

A Igreja está a ajudar as pessoas a melhorar as suas condições de vida, oferecendo muitas oportunidades nas paróquias, especialmente para as mulheres, para investirem em si próprias e na sua educação. Mas também, e sobretudo, há um profundo desejo entre os fiéis católicos pelos sacramentos e pelo acompanhamento espiritual.

No entanto, esta paróquia não tem sequer uma igreja própria. A actual ‘capela’ existe, juntamente com os aposentos do pároco, numa velha casa de lama, já com mais de 100 anos e demasiado pequena. As telhas são feitas de argila seca; os ratos roeram buracos nas paredes e no chão, e as madeiras são devoradas pelas térmitas. O telhado corre o risco de ruir a qualquer momento e também tem fugas graves durante a estação das chuvas. E há tão pouco espaço que o “escritório” da paróquia tem de ser alojado na varanda.

Propomos dar 28.400 € para que possam construir uma capela decente e também proporcionar um lugar modesto, mas adequado para que os padres também possam ficar alojados.

ÍNDIA: Ajuda para a construção de uma casa paroquial e de uma capela

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.