CAMPANHAS
INDIA | AJUDA À COVID-19
A situação na Índia é dramática!
Religiosa de Calcutá descreve “crise terrível” por causa da Covid-19 e diz que já há anúncios para adopção de crianças órfãsVeja o vídeo com a mensagem na íntegra
A religiosa fala das consequências da segunda vaga da pandemia do coronavírus que está a atingir este país de forma brutal. “É um simples e triste colapso de todo o sistema, especialmente do sistema nacional de saúde”, descreve a irmã desde o Convento de Santa Cruz, na cidade de Calcutá. “A cada dia chegam notícias de morte de sacerdotes, irmãs, leigos, colaboradores, amigos e animadores de pequenas comunidades. O sentimento de pânico entre as pessoas na Índia é muito palpável…”
A Igreja Católica está mobilizada para tentar acudir às situações mais difíceis, procurando congregar esforços, lançando campanhas de ajuda, nomeadamente ao nível alimentar.“As nossas dioceses e congregações religiosas estão a unir-se, como grupo de trabalho para estar ao lado das pessoas, ajudando as nossas instituições com recursos e cuidados médicos para os pacientes Covid. Estamos a preparar também um serviço de aconselhamento ‘online’, grátis, 24 horas por dia, para ensinar a lidar com o pânico. Também procuramos alimentar as pessoas que têm falta de alimentos. Em alguns lugares organizamos serviços de ambulâncias para poder transportar os doentes para os centros Covid-19.”
“O Senhor é o único que nos pode ajudar… Neste momento, qualquer coisa que se faça é pouco e não se chega a nenhum lado porque as necessidades, a dor e o sofrimento são muito grandes. Por isso, meus queridos amigos da AIS, quero pedir humildemente as vossas orações, para que Deus nos ajude a encontrar o caminho e a força, nos protega e ao nosso povo que está a sofrer esta pandemia. Vocês sempre nos apoiaram na nossa dor, nas nossas necessidades, nas nossas lutas… Hoje precisamos das vossas orações.”
De um dia para o outro, milhões de trabalhadores ficaram sem emprego quando o Governo indiano anunciou o confinamento devido ao coronavírus, provocando um êxodo em massa das cidades. A Irmã Christin Joseph acrescentou: “Há um fluxo interminável de dezenas de milhares de pessoas a tentar regressar a pé às suas aldeias de origem, algumas das quais a mais de 1000 km de distância, levando consigo os filhos e os pertences. Todos os transportes foram interrompidos, excepto os serviços essenciais, uma vez que as autoridades lutam para controlar o vírus”.
A Irmã Christin afirmou que em estados como Jharkhand, Odisha, Bengala Ocidental, Bihar e Uttar Pradesh, os trabalhadores regressavam a casa caminhando sob temperaturas entre 39 e 40°C, estando os cafés onde costumavam parar para uma bebida fechados devido ao bloqueio.
Mas em toda a Índia existem cerca de 85 mil Pequenas Comunidades Cristãs – que organizam estudos bíblicos, encontros de oração, e outras formas de divulgação para ajudar a fortalecer e aprofundar a fé do povo – e muitas destas têm enfrentado o desafio dos trabalhadores que regressam.
“Muitas das nossas Pequenas Comunidades Cristãs estão a responder a esta situação com milhares de iniciativas simples. Embora ainda cumpram as medidas impostas, por exemplo em Bangalore, Chandigarh, Calcutá e Poona, estão a procurar os necessitados e a dar-lhes comida. Estão a ajudar toda a gente – católicos, protestantes, hindus, muçulmanos – sem qualquer tipo de discriminação. Estou extremamente grata à Fundação AIS pela ajuda que nos tem dado ao longo de tantos anos no apoio e sustento das nossas Pequenas Comunidades Cristãs. Tenho a certeza de que os benfeitores da Fundação AIS nunca poderiam imaginar que a sua ajuda seria uma tal fonte de consolo durante a crise do Covid-19. Mas a tragédia é uma tragédia grave.” Irmã Christin Joseph
Diante de tanta tragédia, um exército de heróis continua a prestar assistência material e espiritual às vítimas desta pandemia, tomando as medidas de segurança possíveis. Centenas de sacerdotes, religiosas e leigos na Índia arriscam as suas vidas para semear esperança nos momentos mais críticos. Eles são portadores do Amor de Cristo.
Eles acompanham, consolam, rezam, distribuem alimentos, roupas e frequentam os centros de quarentena em que se transformaram muitas escolas administradas pela Igreja Católica.
A IGREJA NA ÍNDIA PRECISA DE SI HOJE MESMO!
“Por favor, não se esqueçam de nós! Que Deus vos abençoe a todos!”
PARTILHAR ESTE ARTIGO
CAMPANHAS
Apoiar esta campanha
O seu donativo irá ajudar-nos a levar esperança aos Cristãos que mais sofrem em todo o mundo.
Obrigado pela sua generosidade!
Os donativos feitos à Fundação AIS beneficiam de dedução de IRS e IRC nos termos legais.
Poderá deduzir 0,5% à sua declaração de IRS para a Fundação AIS, sem qualquer custo.