HISTÓRIAS DE SUCESSO

GANA: uma máquina para cozer hóstias para as Irmãs do Menino Jesus

As “Servas do Menino Jesus” são uma congregação de mulheres religiosas, fundada na Nigéria. Elas trabalham na área da saúde e educação, cuidando dos pobres e desfavorecidos, em especial das mulheres e das meninas, bem como em várias outras áreas sociais e pastorais.

A congregação está a atrair muitas novas vocações, especialmente no Gana e, como consequência, foi construída uma casa de noviças em 1983, na Diocese de Sunyani, no centro do Gana. É aqui que as jovens irmãs recebem a sua formação antes de fazerem os primeiros votos. Obviamente, é importante proporcionar a estas irmãs a melhor formação possível, mas devido à difícil situação económica, não é fácil para uma jovem congregação nativa disponibilizar os recursos financeiros necessários para o conseguir. Assim, para ajudar a cobrir os seus custos, as irmãs também fazem hóstias para várias das dioceses do país. Ao mesmo tempo, vêem-no como um serviço à Igreja e como parte do seu apostolado pois, claramente, sem hóstias não há Eucaristia.

GANA: uma máquina para cozer hóstias para as Irmãs do Menino Jesus
As "Servas do Menino Jesus" são uma congregação de mulheres religiosas, fundada na Nigéria.

A procura é elevada, pois o número de católicos está a crescer e muitos também assistem à Santa Missa durante a semana. Tudo isto perfaz uma procura mensal de 1,5 milhões de pequenas hóstias para os leigos e 15.000 hóstias maiores para os sacerdotes. Mas com a sua máquina de 25 anos, que frequentemente fica avariada, as irmãs não conseguiam fornecer mais de 15% desta procura, uma vez que todo o processo de mistura da massa, corte e cozedura das hóstias é longo e meticuloso. E também bastante perigoso, uma vez que os cabos eléctricos, desgastados e danificados, representavam um perigo constante de electrocussão.

Assim, as irmãs pediram ajuda à AIS e, graças à generosidade dos nossos benfeitores, não as desapontamos. Providenciámos 21.000 € para máquinas modernas, para que as irmãs possam agora aumentar consideravelmente a sua produção. Significa também mais dinheiro disponível para proporcionar uma melhor formação para as jovens aspirantes e postulantes. A Ir. Christina, encarregada das noviças, expressou os seus sinceros agradecimentos a todos os nossos benfeitores e escreve: “Que Deus vos abençoe a todos!”

GANA: uma máquina para cozer hóstias para as Irmãs do Menino Jesus

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.