PROJECTOS

ETIÓPIA: Apoio ao apostolado juvenil numa região remota no sul do país

Há oito anos que o Padre nigeriano Kenneth Iwuna trabalha como missionário numa região remota e subdesenvolvida no sul da Etiópia. Esta é uma região habitada pelo povo Borana, um grupo étnico tradicionalmente nómada. Hoje em dia, muitas das famílias estão a estabelecer-se, mas outras continuam a tradição nómada, atravessando a terra com as suas manadas.

O Cristianismo é novo para muitas pessoas aí, mas um número crescente está alegremente a abraçar a Boa Nova de Cristo. Das cerca de 9.000 pessoas que vivem dentro da zona da Paróquia da Santa Cruz, sediada na cidade de Dhadim e sob os cuidados do Pe. Kenneth, cerca de 5.000 já abraçaram a fé católica, e o número está a crescer. Muitas pessoas procuram agora o baptismo.

ETIÓPIA: Apoio ao apostolado juvenil numa região remota no sul do país

Os jovens da freguesia estão particularmente entusiasmados, com cerca de 250 jovens activamente envolvidos na vida paroquial. O Pe. Kenneth organizou um programa espiritual completo para eles, com dias de retiro, cursos bíblicos, canto coral e outras actividades. Além disso, cerca de 100 destes jovens participam num programa pastoral anual de três dias numa diocese vizinha. O Pe. Kenneth conta: “A maioria nunca esteve em lado nenhum, excepto na sua própria aldeia, de modo que para eles é uma experiência importante reunir-se com jovens de outros grupos étnicos e partilhar as suas ideias e experiências. Estes jovens estão a crescer na sua fé e a ganhar uma nova experiência da Igreja. Estes dias são uma vantagem não só para si mesmos, mas também para toda a comunidade. Pois, quando os jovens voltam, relatam as suas experiências na Igreja. E até os mais velhos estão muito interessados em ouvi-los.” Desta forma, os jovens também ajudam a evangelizar as gerações mais velhas.

Outra iniciativa organizada pelo Pe. Kenneth é um programa catequético para casais baptizados, mas ainda não casados na Igreja e cujas uniões precisam de ser regularizadas antes de eles poderem receber a Sagrada Comunhão. Mas muitos não podem pagar um anel de ouro ou a roupa festiva e a festa de casamento que se espera. Assim, a paróquia organiza cerimónias de casamento conjuntas para vários casais de cada vez e ajuda a fornecer tudo o que eles precisam. “É um enorme alívio para estes casais, finalmente casarem-se aos olhos da Igreja e poderem receber a Sagrada Comunhão”, relata o Pe. Kenneth.

ETIÓPIA: Apoio ao apostolado juvenil numa região remota no sul do país

A AIS está a ajudar a freguesia com todas estas actividades, tanto para os jovens como para os casais. Para que possam continuar também no próximo ano de 2021, estamos novamente a propor o envio de uma contribuição de 5.000 €.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.