TELEVISÃO

Documentários da AIS na RTP 2

Neste Verão, durante o mês de Agosto e a primeira semana de Setembro, a Fundação AIS, juntamente com a Agência Ecclesia, irá transmitir cinco documentários sobre o trabalho missionário da Igreja perseguida e necessitada em várias partes do mundo.

Os documentários serão transmitidos no programa 'A Fé dos Homens' todas as 4ª-feiras, pelas 15h00, na RTP 2.

Parceria:

Programação

6 de Agosto

ISLÂNDIA

Pelo Deserto do Gelo

Situado nas paisagens deslumbrantes da Islândia, «Across the Icy Desert» apresenta um retrato de três padres capuchinhos que dedicam as suas vidas a servir a minúscula comunidade católica deste país. Outra face da Igreja num cenário muito diferente. Aqui, como menciona o Padre Kováčik, as necessidades materiais são amplamente satisfeitas, mas há uma profunda necessidade de alimento espiritual. A vocação dos capuchinhos não é dirigir-se a multidões, mas servir e amar as poucas mulheres e homens que vivem na fronteira mais remota do mundo e precisam da presença de Deus.

13 de Agosto

GEÓRGIA

Da Geórgia com Amor

Quando falo sobre o catolicismo georgiano, os estrangeiros dizem-nos constantemente: «Sim, vocês tornaram-se católicos». Mas, estritamente falando, isso não é verdade. Não nos tornámos católicos, mantivemos o catolicismo. A Geórgia, antes de mais nada, é um país cristão. O país cristão mais antigo, desde o século IV, de acordo com a fé apostólica. Praticar o cristianismo por muito tempo não é um privilégio, é uma responsabilidade. Quanto mais antiga for a sua fé cristã, mais será exigido de si. Ser um verdadeiro cristão.” Padre Akaki Chelidze, Paróquia de Khizabavra, Geórgia

«Da Geórgia com amor» é o primeiro de uma trilogia de filmes que acompanham a peregrinação de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, que viajou pela região do Cáucaso em 2022. Ao acompanhar a peregrinação, podemos testemunhar os desafios que a Igreja Católica enfrenta neste país. A comunidade resiliente preservou a sua fé apesar dos tempos difíceis durante a ocupação soviética.

20 de Agosto

MOÇAMBIQUE

O Catequista Cipriano

Cipriano Parite, um moçambicano da tribo Macua, nascido numa família muçulmana, tornou-se cristão e catequista. Pai de sete filhos, trabalhava nos campos e, por falta de um padre, proclamava o Evangelho e preparava os católicos locais para receber os sacramentos, numa época em que Moçambique estava mergulhado numa guerra civil. Em 28 de agosto de 1984, guerrilheiros invadiram a sua aldeia à procura de apoiantes do governo. Cipriano, consciente dos perigos, não traiu ninguém e foi brutalmente assassinado com catanas, salvando assim a vida de vários muçulmanos e cristãos. Para a comunidade local, Cipriano já é um santo – alguém que ofereceu a sua vida para salvar os seus semelhantes.

27 de Agosto

PAQUISTÃO

Não Desviar o Olhar

«Auschwitz, Gólgota, Karachi… não deveria ter acontecido, mas aconteceu. E continua a acontecer. Compreende que não consigo olhar para esse abismo? E, no entanto, tenho de olhar, porque a verdade é que a vida é assim. E porque só a verdade nos pode libertar. Libertar. Tenho de olhar. Além disso, porque é a única maneira de escapar da indiferença. A indiferença é o verdadeiro pecado. Não devo desviar o olhar. Tenho de ter a coragem de olhar, de ser ferida na minha memória.”

Trechos do livro da Irmã Dra. Ruth Pfau.

O colossal testemunho de amor e serviço da Irmã Dra. Ruth Pfau mudou para sempre a paisagem do Paquistão. Esta freira alemã serviu mulheres, homens e crianças que sofriam de lepra durante décadas. O centro que ela fundou continua a funcionar até hoje, atendendo pacientes independentemente da sua raça ou religião. A Irmã Ruth mostrou ao Paquistão e ao mundo o que significa ser seguidora de Cristo, confiando sempre no Seu poder para realizar grandes coisas. Para ela, atender às necessidades dos pacientes era mais do que tratamento médico; significava amar e respeitar cada ser humano com toda a sua dignidade. Ela tirava a sua força da Eucaristia e da sua vida de oração. O governo paquistanês concedeu-lhe um funeral de Estado quando ela faleceu, reconhecendo o imenso serviço desta freira católica ao país. «Não desviar o olhar» é o seu apelo para nunca sermos indiferentes às necessidades dos nossos irmãos.

3 de Setembro

CAMBODJA

Primeira Geração

“Conheci a Igreja Católica ao fazer algo pelos pobres. Vi-os a ajudar ativamente os necessitados e os famintos, especialmente os sem-abrigo. Uma vez entrei numa igreja e ouvi pessoas a rezar pela saúde e pela paz no mundo. Isso tocou-me profundamente e gostei muito. A humildade e a modéstia deles causaram-me uma grande impressão. Desde que fui batizado, o Senhor Jesus tornou-se uma luz para mim no meu caminho de vida até hoje. A única coisa que eu gostaria agora é viver com a minha família, ser um bom católico e poder ajudar outras pessoas, pregar o evangelho do Senhor Jesus a pessoas que tiveram uma experiência semelhante à minha. Dar-lhes esperança de uma vida melhor.” Oum Samean, músico

Lun Kimleang (dançarino), Oum Samean (músico) e Bang Sovanna (jornalista) são três jovens cambojanos que viram as suas vidas transformadas pela fé católica. Enfrentam circunstâncias de vida difíceis e desafiantes, mas a sua fé dá-lhes uma visão cheia de esperança e amor. “Primeira Geração” apresenta a nova geração de católicos que representam o renascimento desta nação. Já se passaram décadas desde que o devastador regime de Pol Pot produziu os infames campos de extermínio, mas o impacto dessa brutalidade ainda reverbera na alma deste país asiático. Os nossos protagonistas são testemunhas do renascimento e da renovação que a Igreja Católica traz ao Cambodja.

Uma produção CRTN com o apoio da Fundação AIS (ACN Portugal)

A não perder!

Subscreva a nossa newsletter

Mantenha-se actualizado sobre as notícias, projectos, testemunhos, eventos e campanhas de oração pelos Cristãos perseguidos.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.