BRASIL: Faleceu Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova e grande amigo da Fundação AIS

Faleceu em Cachoeira Paulista, no Estado de São Paulo, Brasil, na segunda-feira, dia 12 de Dezembro, aos 85 anos de idade, Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova e um grande amigo da Fundação AIS.

O secretariado brasileiro da Ajuda à Igreja que Sofre recorda “vários encontros memoráveis” com o carismático mentor da Canção Nova, uma comunidade que se tem destacado na evangelização através dos meios de Comunicação Social.

Manifestando “pesar” pelo falecimento de Monsenhor Jonas Abib, a Fundação AIS “presta solidariedade e condolências a toda comunidade Canção Nova” e recorda que ele foi “um verdadeiro missionário de Deus”, que procurou levar o Evangelho a todas as pessoas em todos os lugares do mundo.

Monsenhor Abib mostrou sempre proximidade para com a Fundação AIS, recorda ainda o secretariado brasileiro, “encorajando e ajudando para que a Obra fosse cada vez mais conhecida”.

Fundada a 2 de Fevereiro de 1978 no Brasil, a Comunidade Canção Nova estabeleceu-se em Portugal em 2001, desenvolvendo também no nosso país uma sólida parceria com a Fundação AIS. Desde há mais de uma década que o secretariado português da Ajuda à Igreja que Sofre produz semanalmente o programa “Igreja no Mundo”, que é emitido pela rádio e televisão Canção Nova.

O velório do sacerdote brasileiro começou ontem, dia 13, e decorre até quinta-feira, 15 de Dezembro, na Canção Nova de Cachoeira Paulista, um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, no interior do Estado brasileiro de São Paulo.

A Canção Nova recorda que o seu fundador é um dos religiosos que se “destacou na acção evangelizadora da Igreja Católica na América Latina”, utilizando os meios de comunicação social e realizando “grandes eventos de evangelização”.

Monsenhor Jonas Abib nasceu no dia 21 de Dezembro de 1936 e foi ordenado sacerdote em 1964, com o lema “Feito tudo, para todos”. Ao saber da notícia do seu falecimento, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, D. Walmor Azevedo de Oliveira, disse que monsenhor Jonas Abib “é uma referência imorredoura de homem de Deus apaixonado por Jesus Cristo”.

O período em análise revelou um padrão semelhante aos de anos anteriores: em casos de intolerância e discriminação religiosa, as vítimas tendiam a ser seguidoras das religiões afro-brasileiras e os agressores, em muitos casos, aderentes de grupos evangélicos neopentecostais.

BRASIL