ZÂMBIA: Equipamento de protecção pessoal contra a Covid-19 para padres e religiosos em três dioceses

PROJECTOS

ZÂMBIA: Equipamento de protecção pessoal contra a Covid-19 para padres e religiosos em três dioceses

Nos primeiros meses da pandemia, parecia que África tinha sofrido apenas ao de leve. No entanto, a segunda onda do vírus está agora a afectar sobretudo a metade sul do continente, e muito mais severamente desta vez, pois a variante mutante sul-africana está agora a propagar-se bastante.

Entre os países afectados está a Zâmbia. O vírus tem vindo a propagar-se rapidamente desde Dezembro de 2020 e o país não está suficientemente preparado para lidar com ele. Os hospitais estão mal equipados e há muito pouco de equipamentos de protecção, de capacidade de teste ou de instalações de tratamento. Na maioria, somente são testados os pacientes que apresentem sintomas agudos. Outras pessoas infectadas pelo vírus não são identificadas e podem, portanto, continuar a espalhar a infecção sem controlo. Até agora, quase não existem vacinas disponíveis.

ZÂMBIA: Equipamento de protecção pessoal contra a Covid-19 para padres e religiosos em três dioceses

A Conferência Episcopal Zambiana está agora a fazer soar o alarme, uma vez que também houve casos de doença grave e até mesmo de morte entre padres e religiosos. Em Janeiro, o Bispo Moisés Hamungole, da Diocese de Monze, morreu de Covid-19 aos 53 anos. De facto, os padres e religiosos correm um alto risco de infecção, uma vez que não podem simplesmente isolar-se, mas têm de estar por vezes em estreito contacto com os fiéis para lhes dar assistência pastoral. Além disso, muitas religiosas trabalham directamente nos hospitais e nos cuidados dos doentes. Um aspecto particularmente alarmante é o facto de se verificaram casos de infecção não apenas entre os padres dos centros urbanos densamente povoados, mas também entre os que se encontram em zonas rurais remotas. Isto era algo que ninguém esperava. Várias paróquias tiveram mesmo de ser temporariamente encerradas, uma vez que todos os padres foram contaminados.

E, portanto, há necessidade de fornecer aos padres e religiosos equipamento de protecção adequado, como máscaras, viseiras, desinfectantes e outras roupas de protecção. Estes são urgentemente necessários, mas muito dispendiosos. Escusado será dizer que os problemas económicos resultantes da pandemia também atingiram muito duramente a Igreja. A suspensão das Missas de Domingo e o encerramento das escolas levaram a uma grande perda de receita que é vital para a sobrevivência das freguesias. Assim, os bispos zambianos apelaram à AIS para que ajudasse a fornecer equipamento de protecção individual, pelo menos aos padres e religiosas que trabalham nas dioceses mais gravemente afectadas pela pandemia. Queremos ajudar rapidamente, uma vez que se receia que a estação mais fresca, que começa na Zâmbia em Abril, possa provocar um novo aumento da taxa de infecções.

Até agora, durante a pandemia, ajudámos um total de 1486 padres e religiosas, em 10 das dioceses da Zâmbia, contribuindo para equipamento de protecção individual, num total de 67.400 €.

ZÂMBIA: Equipamento de protecção pessoal contra a Covid-19 para padres e religiosos em três dioceses

Agora, prometemos mais 24.600 € para os 538 padres e religiosas das três dioceses de Chipata, Kabwe e Kasama, para que possam continuar o seu ministério pastoral com algum grau de protecção e, ao mesmo tempo, proteger outros da infecção.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.

918 125 574

Multibanco

IBAN PT50 0269 0109 0020 0029 1608 8

Papa Francisco

“Convido-vos a todos, juntamente com a Fundação AIS, a fazer, por todo o mundo, uma obra de misericórdia.” 
PAPA FRANCISCO

© 2024 Fundação AIS | Todos os direitos reservados.