HISTÓRIAS DE SUCESSO

VENEZUELA: Bíblias e catecismos para o apostolado juvenil

Há vários anos que a Venezuela atravessa uma crise quase sem paralelo – uma crise ainda mais agravada pela pandemia. Quase 80% dos cerca de 33 milhões de cidadãos do país sofrem actualmente de pobreza extrema e muitos deles, na verdade, passam fome. Há uma terrível falta de bens essenciais, incluindo água, electricidade e combustível, tornando a vida quase impossível em muitas regiões do país. Além disso, há uma inflação galopante. Algumas pessoas sobrevivem apenas graças ao apoio de familiares no estrangeiro, enquanto outras vêem-se obrigadas a recorrer a actividades ilegais – o que, por sua vez, levou a um aumento generalizado da criminalidade organizada e do tráfico de droga. Entretanto, pelo menos 5 milhões de Venezuelanos simplesmente deixaram o país.

A Igreja Católica é hoje quase a única instituição na Venezuela que continua resolutamente de pé pelo seu povo que sofre. Não apenas providenciando apoio prático, sempre que possível, mas também – conscientes da necessidade de trazer esperança às almas em dificuldades e, sobretudo, aos jovens – ajudando a prepará-las, numa perspectiva de fé cristã, para que possam trabalhar para um futuro melhor para o seu país. Porque há muitas pessoas que têm uma profunda fome da Palavra de Deus.

VENEZUELA: Bíblias e catecismos para o apostolado juvenil

O Bispo Juan Carlos Bravo Salazar, da Diocese de Acarigua-Araure, quis equipar os jovens da sua diocese com as ferramentas necessárias para poderem crescer na fé, a partir de uma sólida base moral e espiritual, e encontrar a força na sua relação com Deus para poderem ajudar a moldar o futuro do seu país. Para tal, pediu à AIS que lhe enviasse 2000 cópias da Bíblia e 496 cópias da Bíblia para Jovens. Pediu ainda 480 exemplares do YOUCAT, o catecismo com base no Catecismo da Igreja Católica para adolescentes e jovens adultos, que apresenta os fundamentos mais importantes da fé católica num estilo simples e fácil de entender, com perguntas e respostas. O seu objectivo era aprofundar e intensificar a divulgação catequética nas paróquias, também disponível online especialmente durante o tempo da pandemia.

Graças à generosidade dos nossos benfeitores, conseguimos disponibilizar os 15.546 € necessários para financiar o projecto e ir ao encontro ao pedido do bispo. Acontece que o Bispo Bravo Salazar foi recentemente nomeado para outra diocese, mas escreveu para nos agradecer: “Graças às Bíblias e ao YOUCAT conseguimos iniciar uma missão maravilhosa. Gostaríamos de agradecer mais uma vez a ajuda que nos deram para providenciar aos fiéis uma melhor formação religiosa, uma vez que todos somos chamados a ajudar a construir a Igreja de Cristo. Agradecemos a Deus pela bondade que Ele demonstrou através de cada um de vós e rezamos para que Ele vos abençoe abundantemente.”

VENEZUELA: Bíblias e catecismos para o apostolado juvenil

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.