HISTÓRIAS DE SUCESSO

TANZÂNIA: Um automóvel para a Paróquia de Butundwe

Há uma grande alegria na Paróquia de Butundwe, no noroeste da Tanzânia. Graças à sua generosa ajuda, o Pe. John Bosco Lwenge tem agora finalmente um automóvel, o que tornará o seu ministério pastoral muito mais fácil. Todos na paróquia estão encantados, e gratos também, uma vez que agora poderão ver o seu pároco com mais frequência.

A paróquia abrange uma grande área e tem nada menos que 28 capelas, algumas delas a mais de 30 km. Em cada uma delas o Pe. João tem de celebrar a Santa Missa, realizar funerais, administrar o Sacramento da Unção dos Doentes. Além disso, ensina também no centro de formação de catequistas, a cerca de 70 km de distância, e em várias escolas – e ainda por cima está a substituir o pároco de uma paróquia vizinha, que actualmente se encontra doente.

“O meu trabalho pastoral é duro e difícil, e as estradas são perigosas, uma vez que não tenho carro”, o Pe. John tinha escrito anteriormente. Nessa altura, ele só tinha um ciclomotor para o transporte. Assim, na época das chuvas, muitas das estradas eram simplesmente intransitáveis, uma vez que rapidamente se transformavam em rios de lama que eram praticamente impossíveis de atravessar sem um veículo todo-o-terreno robusto.

TANZÂNIA: Um automóvel para a Paróquia de Butundwe
Há uma grande alegria na Paróquia de Butundwe, no noroeste da Tanzânia.

Esta é uma região pobre e subdesenvolvida. Apenas alguns lugares têm fornecimento de electricidade e a maioria das pessoas tem de percorrer 60 a 80 km para receber tratamento médico. Pacientes gravemente doentes e mulheres grávidas são frequentemente levados para o hospital de bicicleta – de facto, pouco antes de o Pe. John ter procurado a nossa ajuda, uma mulher grávida tinha morrido a caminho do hospital. “Foi uma experiência desoladora para mim”, reconhece. Assim, o seu novo carro irá agora também prestar um serviço inestimável, ajudando em emergências médicas e, sem dúvida, salvando vidas. O Pe. John e os seus paroquianos costumavam rezar todos os dias a fim de receberem ajuda – e o Senhor não os desapontou. Graças a si, pudemos dar 15.000 € para o seu novo automóvel. Os nossos sinceros agradecimentos a todos vós pela vossa generosidade!

TANZÂNIA: Um automóvel para a Paróquia de Butundwe

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.