PROJECTOS

QUIRGUISTÃO: Estipêndios de Missa para padres

O Quirguistão é uma das repúblicas da Ásia Central, que partilha uma fronteira com a China, a sudeste. Em 1991, após o colapso da União Soviética, o Quirguistão obteve a sua independência. Grande parte do país é montanhoso e os longos Invernos trazem, em muitas áreas, temperaturas bastante frias de -4° Celsius, juntamente com nevões, tempestades de neve e avalanchas.

O território do Quirguistão, com cerca de 200.000 km², alberga uma população de cerca de apenas 6,3 milhões de habitantes, pertencentes a uma variedade de diferentes grupos étnicos e religiosos. Mais de 75% da população professa o Islão, e embora a maioria dos Muçulmanos do Quirguistão sejam geralmente tolerantes, tem havido nos últimos tempos, sinais de crescente radicalização entre os muçulmanos mais jovens. Cerca de 20% da população é Ortodoxa Russa, enquanto os restantes 5% pertencem a outras religiões, incluindo Católicos, ou não têm religião.

QUIRGUISTÃO: Estipêndios de Missa para padres

As poucas centenas de católicos do país, uma pequena minoria e um grupo um pouco heterogéneo, vivem bastante dispersos. A maioria tem raízes ucranianas, polacas ou alemãs, mas há também uma mistura de católicos coreanos e russos.

Existem três paróquias estabelecidas e 20 comunidades menores onde os fiéis católicos se reúnem. Mas muitas vezes acontece existir apenas uma única família católica numa aldeia, separada de outros católicos por muitos quilómetros. Os padres trabalham arduamente para dar assistência até mesmo a estes grupos isolados e remotos de crentes. Actualmente, todos os padres e religiosas são estrangeiros e até ao momento não houve vocações locais. A situação tem sido ainda mais complicada devido à pandemia, uma vez que alguns destes missionários estrangeiros não conseguiram regressar ao Quirguistão e se encontram agora retidos nos seus próprios países de origem. Os quatro padres que actualmente vivem no Quirguistão dependem urgentemente da ajuda externa.

QUIRGUISTÃO: Estipêndios de Missa para padres

A AIS está determinada a ajudar estes quatro padres no Quirguistão e propõe enviar-lhes estipêndios de Missa num valor total de 4000 € para o próximo ano.

O seu donativo irá apoiar este ou outro projecto semelhante.